Howden M&A aconselha adotar abordagem cautelosa
O aumento da atividade de F&A recuou durante 2021 mas o mercado ainda está bastante ativo. Destaca-se uma diminuição acentuada de reinvidicações na Península Ibérica desde esse ano.
O mercado de transações continua bastante ativo, com volumes e valores de M&A, em 2022, em níveis pré-pandémicos, conclui o relatório M&A Insurance Claims da Howden, que analisou as principais tendências na Europa.
As grandes operações continuam a ter um rácio de reinvindicações mais alto do que as operações mais pequenas e as operações imobiliárias continuam a demonstrar taxas de crédito mais baixas do que outras operações.
Como novidade nas tendências observadas, destaca-se uma diminuição acentuada de reinvidicações na Península Ibérica após 2021, quando o máximo histórico foi atingido; embora a utilização de seguros M&A continue com uma clara tendência crescente.
A Howden M&A, corretora internacional de seguros Fusões e Aquisições (F&A), relatou que o boom da atividade do ramo continua a verificar-se à medida que se procura beneficiar do ambiente económico incerto.
A Howden informa que a taxa de notificação de seguros de Garantia e Indemnização (W&I) aumentou ligeiramente em 2022 para 9%, contra 7% em 2021, e diz que a natureza de longo prazo das reivindicações significa que esta taxa poderá aumentar nos próximos 12-24 meses, à medida que as notificações do boom das F&A de 2021 se materializarem.
O documento aponta que mais de metade das operações de F&A, em 2021, tiveram lugar no segundo semestre do ano, o que significa que muitas notificações deste tipo ainda não se concretizaram.
Enquanto o volume de transações de F&A diminuiu durante 2022, houve um crescimento no número de megadeals com um valor empresarial de mil milhões de euros ou mais, e a expectativa é que a dimensão das transações continue a aumentar, com a capacidade do mercado de seguros a aumentar à medida que os novos participantes aumentam o capital disponível para a subscrição de F&A de maior dimensão.
A Howden prevê que a utilização crescente de F&A nos maiores negócios será uma tendência significativa nos seguros do ramo nos próximos anos, proporcionando uma oportunidade de crescimento para os fornecedores de seguros, e proporcionando segurança e proteção para os maiores negociadores.
Como a economia global continua a enfrentar ventos contrários significativos, a Howden espera que a recessão crie oportunidades para a realização de negócios através da consolidação e transformação.
As transações durante a recessão económica são mais suscetíveis de resultados inesperados, uma vez que as empresas que estão a ser adquiridas têm mais probabilidades de estar em dificuldades, e os adquirentes estarão mais atentos ao fluxo de caixa.
A Howden sugere que os tomadores de seguros deverão adotar uma abordagem mais cautelosa e estar prontos para notificar potenciais perdas.
“À medida que entramos num período de maior incerteza económica, esperamos mais oportunidades para os tomadores de seguros tirarem partido das atuais condições de mercado“, comentou Daniel Stock, Diretor Executivo da Howden M&A.
“Com tais oportunidades surge um conjunto diferente de desafios”, acrescentou o executivo. “O valor do seguro M&A é mais claro do que nunca na proteção dos compradores por riscos não revelados que vão até ao valor”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Howden M&A aconselha adotar abordagem cautelosa
{{ noCommentsLabel }}