Hoje nas notícias: EDP, salários e TAP

  • ECO
  • 21 Abril 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O CEO da EDP assegura que os preços da eletricidade vão descer no segundo semestre deste ano. O salário mais baixo da Função Pública, que em maio sobe para 769,2 euros com o aumento de 1%, vai descontar IRS pela primeira vez. A decisão da demissão da CEO e do chairman da TAP não foi “final” e “não consubstanciou uma exoneração pública”, de acordo com a deliberação da DGTF. Conheça estas e outras manchetes dos jornais nacionais desta sexta-feira.

EDP vai baixar preços no segundo semestre

Os preços da eletricidade vão baixar no segundo semestre deste ano. Quem o diz é o CEO da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, que, em entrevista ao Expresso, que diz que a elétrica portuguesa tem procurado “sempre preços competitivos”, apesar de empresas concorrentes cobrarem valores mais baixos. Miguel Stilwell de Andrade diz ainda que a redução do preço “vai depender das tarifas de acesso”, mas que na componente de energia “ainda vai ser uma redução relevante” que “pode chegar a dois dígitos”.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Salário mais baixo da Função Pública vai descontar IRS

Pela primeira vez, o salário mais baixo da Função Pública, que em maio sobe para 769,2 euros com o aumento de 1%, vai descontar IRS. O Governo atualizou as tabelas de retenção na fonte de modo a acomodar a subida, mas não isentou a Base Remuneratória da Administração Pública (BRAP) que é superior ao salário mínimo no setor privado (760 euros). Assim, os cerca de 124 mil funcionários públicos que recebem o vencimento mais baixo vão passar a reter 0,6% ou 4,62 euros por mês com base nas novas tabelas de retenção na fonte do IRS, que vão vigorar em maio e junho.

Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre)

Governo anunciou novo CEO da TAP, mas diz agora que não foi “decisão final”

A decisão da demissão da CEO e do chairman da TAP não foi “final” e “não consubstanciou uma exoneração pública”, de acordo com a deliberação da Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e da Parpública, publicada na íntegra esta sexta-feira pelo Jornal Económico, que determina o afastamento de Christine Ourmières-Widener e de Manuel Beja.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Fisco aceita portarias de extensão, mas aperta benefício em IRC

O Fisco propôs que as portarias de extensão sejam consideradas para efeitos de atribuição do incentivo fiscal em IRC. No entanto, segundo a proposta de ofício acedida pelo Jornal de Negócios, apertou nos critérios, defendendo que o aumento salarial esteja definido no instrumento de regulamentação coletiva (IRCT) especificamente para a categoria profissional do trabalhador, ou este aumento não dará direito a incentivo.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Municípios vão receber 250 mil euros por dia para gerir apoios sociais

As autarquias portuguesas vão receber 91,6 milhões de euros, o que corresponde a uma média de 250,9 mil euros por dia, na sequência da passagem de competências da Ação Social do Estado para o poder local. Cerca de um terço (32,8%) destina-se a pagar o acompanhamento das mais de 94 mil famílias vulneráveis, que neste momento, beneficiam do rendimento social de inserção (RSI). Porto, Gaia e Sintra têm a maior dotação.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: EDP, salários e TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião