Ex-gestora do Banco Empresas Montepio lança consultora “verde”

SFgo liderada por Joana Carvalho quer apoiar a banca e as empresas na estruturação de financiamentos, "capacitando-os no diagnóstico e implementação de uma matriz de sustentabilidade".

Joana Carvalho, antiga administradora executiva do BEM, lançou a consultora SFgoRicardo Castelo

A ex-administradora do Banco Empresas Montepio, Joana Carvalho, lançou a SFgo – Sustainable Finance is the goal – “uma consultora independente que presta assessoria financeira às empresas e aos bancos na transição para o paradigma do financiamento sustentável”.

De acordo com a nota divulgada, a SFgo quer apoiar a banca e as empresas na estruturação de financiamentos, “capacitando-os no diagnóstico e implementação de uma matriz de sustentabilidade e colocando o financiador e o financiado a falar a mesma língua“, nomeadamente em matéria de análise de projetos e gestão do risco de crédito.

Do lado da banca, explica a nota, a SFgo vai prestar assessoria em duas dimensões: “Na construção de modelos e dossiers de suporte ao processo de análise e concessão de crédito e reestruturações financeiras no quadro de uma matriz ESG e no controlo, acompanhamento e monitorização da qualidade dos créditos concedidos ao longo do ciclo de vida dos projetos financiados”.

Quanto às empresas, o serviço de consultoria vai prestar apoio “no desenho de modelos de negócio viáveis e sustentáveis e na estruturação de financiamentos adequados, que permitam evidenciar o potencial dos seus projetos de investimento e assim alcançar condições de financiamento mais competitivas, nomeadamente no contexto atual de acrescidas exigências de conformidade com critérios ESG”.

É preciso, de uma vez por todas, dar o passo para novas abordagens aos projetos de investimento. É essa a missão da SFgo: criar uma linguagem comum e um standard partilhado e adequado aos projetos que valem a pena”, frisa a managing partner, na nota enviada às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-gestora do Banco Empresas Montepio lança consultora “verde”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião