BCE e Eiopa alertam para lacuna em cobertura de seguros
Apenas cerca de um quarto das perdas relacionadas com catástrofes climáticas na UE estão seguradas. Em alguns países, menos de 5% apenas.
O Banco Central Europeu (BCE) e a Autoridade Europeia para Seguros e Pensões Ocupacionais (Eiopa) alertam para a lacuna crescente na cobertura de seguros contra danos causados pelas alterações climáticas.
Atualmente, apenas cerca de um quarto das perdas relacionadas com catástrofes climáticas na UE estão seguradas. Em alguns países, mesmo menos de 5%, de acordo com um documento de discussão conjunto publicado nesta segunda-feira.
“Precisamos de aumentar a subscrição de seguros contra catástrofes climáticas para limitar o impacto crescente das catástrofes naturais na economia e no sistema financeiro”, disse o Vice-Presidente do BCE, Luis de Guindos.
O baixo nível de cobertura de seguro é alegadamente devido, em parte, ao facto de muitos subestimarem os custos dos danos relacionados com o clima. Alguns também evitam os seguros e preferem confiar no apoio do Estado.
À medida que as catástrofes naturais se tornam mais frequentes e mais graves, é provável que os custos dos seguros aumentem.
Algumas seguradoras podem reduzir a cobertura de risco ou deixar de oferecer certos tipos de seguros contra catástrofes naturais. Isto aumentaria ainda mais a lacuna dos seguros, advertiu o BCE e a Eiopa.
“Devem ser encontradas soluções adequadas, disse a chefe da Eiopa, Petra Hielkema. Abordagens possíveis poderiam ser a emissão de obrigações de catástrofe e parcerias público-privadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE e Eiopa alertam para lacuna em cobertura de seguros
{{ noCommentsLabel }}