Impasse na eleição do novo presidente do Tribunal Constitucional

Os juízes do TC estiveram em maratona eleitoral até de madrugada para votar no novo presidente, mas após 15 horas decidiram suspender a sessão, quebrando o regulamento.

Apesar de passaram uma noite “em claro”, os juízes do Tribunal Constitucional (TC) não conseguirem eleger o novo presidente do órgão. Segundo avançou o Público, os magistrados tiveram em maratona eleitoral até de madrugada mas após 15 horas, às 6.00 da manhã de quarta-feira, decidiram suspender a sessão, quebrando o regulamento. Eleição será retomada esta quarta-feira.

O regulamento do TC dita que a votação tem de se realizar “sem interrupção da sessão”. Ora, os juízes estiveram mais de 15 horas em votações num total de 130 voltas sem consenso. Neste período de tempo apenas fizeram pausas para as refeições e pouco mais.

Entre os favoritos à liderança do Palácio Ratton para os próximos quatro anos e meio estão os conselheiros José João Abrantes e Mariana Canotilho, que caso vença será a primeira mulher no cargo. Para vencerem precisam de no mínimo nove votos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impasse na eleição do novo presidente do Tribunal Constitucional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião