STCP gasta mais 14 milhões com energia em 2022

Empresa intermunicipal de transportes da região do Porto teve lucros de 84 mil euros em 2022. Espera reforçar a frota com mais 48 autocarros elétricos até ao final deste ano.

A STCP gastou mais 14 milhões de euros com a energia em 2022 face a 2021. A empresa intermunicipal de transportes da região do Porto apresentou lucros de 84 mil euros – o mesmo nível de 2021 – mas teve um forte crescimento das despesas, segundo as contas aprovadas nesta segunda-feira em assembleia geral.

Os gastos operacionais aumentaram para 79,7 milhões de euros, mais 15,8 milhões de euros face a 2021. Os custos com o gasóleo, gás natural e eletricidade para os veículos representaram grande parte do agravamento das despesas, no montante de 14 milhões de euros. Logo a seguir vieram os gastos com pessoal, que aumentaram 1,2 milhões de euros, para cerca de 34,2 milhões de euros, por conta dos aumentos salariais de 2%.

As receitas da STCP foram de 69,3 milhões de euros, mais 8,1 milhões face a 2021, por conta do crescimento de 11,8 milhões de euros na faturação com o transportes. O aumento não foi mais expressivo porque houve um recuo de 5,7 milhões nas compensações de serviço público.

Em 2022, o investimento da STCP foi de 2,8 milhões, focado em obras: requalificação da estação de recolha da Via Norte e na renovação do posto de abastecimento de gás de Francos.

No final do ano, a STCP conta ter na frota 48 novos autocarros standard elétricos e instalar 24 carregadores duplos. Nos primeiros dias de 2023, a transportadora rodoviária adjudicou um contrato de 19,26 milhões de euros com a empresa Energia Fundamental, que representa a Zhongtong Bus. A primeira das 48 novas unidades chega em setembro de 2023 e as restantes entregas, faseadas, ficarão concluídas até novembro deste ano.

Dos 48 novos autocarros – todos com 12 metros de comprimento e cerca de 370 quilómetros de autonomia –, metade vai substituir frota em fim de vida; as restantes unidades vão reforçar o parque de material da transportadora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

STCP gasta mais 14 milhões com energia em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião