Hoje nas notícias: ANA, médicos e pedidos de baixa

  • ECO
  • 10 Maio 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ANA comunicou ao Estado que suportou encargos de 16,9 milhões de euros com os estudos relativos ao aeroporto complementar do Montijo. Os sindicatos médicos acusam o Ministério da Saúde de “não estar a fazer o que deve ser feito”. Quase 10% dos portugueses que usam Internet já foi vítima de fraude financeira. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

ANA já apresentou contas de 17 milhões pelo Montijo

A ANA – Aeroportos de Portugal comunicou ao Estado que suportou encargos de 16,9 milhões de euros com os estudos relativos ao aeroporto do Montijo, um valor que entende que deve ser considerado como parte dos investimentos no projeto. No relatório de atividades, gestão e contas de 2022, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) dá conta de um “pedido de ressarcimento” destes encargos por parte da concessionária, designadamente os da avaliação de impacte ambiental.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Nunca os portugueses meteram tantas baixas para apoio aos filhos

Nos primeiros três meses do ano foram atribuídas 40 mil prestações de apoio aos filhos, superando números registados em 12 meses de anos anteriores. Entre 2010 e 2014, foram concedidas cerca de 100 mil destas licenças por ano, mas este ano o número total já ultrapassa as 112 mil. Surtos de varicela e outras doenças infecciosas são principais razões, mas cirurgias e internamentos também motivam estes pedidos.

Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)

Novos concursos não agradam a sindicatos médicos

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) consideram que o Ministério da Saúde está “a tentar camuflar a questão de fundo” com os recentes concursos para contratar médicos especialistas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). A tutela “não está a fazer o que deveria ser feito”, que é avançar com a negociação pela valorização remuneratória e das carreiras, afirmou Joana Bordalo e Sá, dirigente da FNAM.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Seguro “perplexo” com situação do país: “Os portugueses merecem melhor”

O antigo líder do PS António José Seguro pronunciou-se sobre a situação do país, apontando que o deixa “perplexo”. “Os portugueses merecem melhor”, defendeu, sem querer acrescentar muitos comentários, ainda que confirmando que a declaração surgia “pelas razões de que suspeitam”. Socialista também não fechou a porta à vida política.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Dona do Facebook gasta 665 milhões de litros de água do Tejo

A tecnológica Meta, que detém a marca Facebook, vai construir um grande centro de dados junto ao rio Tejo, em Talavera de la Reina, que deverá consumir 665 milhões de litros de água por ano. As autoridades espanholas autorizaram a construção deste centro, mesmo numa região que está em pré-alerta de seca. Ainda assim, o grupo compromete-se com “projetos de restauração hidrológica”.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: ANA, médicos e pedidos de baixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião