Preços do azeite nos mercados internacionais atingem máximo histórico
Com a seca em Espanha, maior produtor de azeite, os preços dispararam. Em abril, azeite negociou 46% acima dos valores registados no ano passado.
Os preços do azeite extra-virgem têm vindo a disparar e atingiram mesmo um máximo histórico, de acordo com estatísticas agregadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 1990.
O azeite chegou a ser negociado por 6.269,63 dólares por tonelada métrica em abril, um aumento de 46% em relação ao ano passado, segundo o Market Watch. Para aqueles que compram óleos de cozinha em quantidades inferiores a uma tonelada, isto representa cerca de seis dólares o litro, mas os custos de distribuição, marketing e vendas tornam a garrafa mais cara.
Este produto ficou muito mais caro por causa de uma forte seca que se regista desde o ano passado em Espanha, onde é produzido cerca de 40% do azeite. O verão passado foi o mais quente já registado no país e também um dos mais secos, sendo que Espanha viu o abastecimento anual cair para cerca de metade nos últimos 12 meses, para 780.000 toneladas, catapultando os preços para novos máximos.
Por cá, a seca continua a não dar tréguas e embora seja prematuro prever como decorrerá a campanha de olivicultura, as perspetivas são preocupantes para o setor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços do azeite nos mercados internacionais atingem máximo histórico
{{ noCommentsLabel }}