5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 24 Maio 2023

No dia em que António Costa enfrenta os deputados no Parlamento, a comissão parlamentar de inquérito à TAP vota o pedido de audição ao primeiro-ministro.

O dia é marcado pela distribuição de dividendos da Mota-Engil pelos acionistas, bem como pela assembleia-geral do BCP, em que será votada a distribuição de quase 10 milhões de euros pelos trabalhadores do banco. Mas as atenções estarão viradas para o Parlamento, com o primeiro-ministro a responder às questões dos deputados a partir das 15 horas. Além disso, é conhecido o resultado do recurso do ex-banqueiro Ricardo Salgado à condenação de seis anos de prisão efetiva.

Costa no Parlamento

Com início marcado para as 15 horas, realiza-se esta quarta-feira o debate sobre política geral no Parlamento. O primeiro-ministro, António Costa, responde aos deputados numa altura em que o Governo e ele próprio têm estado debaixo de críticas por causa dos acontecimentos no Ministério das Infraestruturas que envolveram João Galamba e membros do seu gabinete.

Mota-Engil distribui dividendos

A Mota-Engil paga esta quarta-feira os dividendos relativos ao exercício financeiro de 2022, ano em que registou lucros de 41 milhões de euros. Em causa está um dividendo ilíquido de 10,023 cêntimos por ação, conforme aprovado por unanimidade na assembleia-geral da construtora em 27 de abril.

Decisão do recurso de Salgado da condenação de seis anos de prisão

O recurso de Ricardo Salgado – relativo à condenação a seis anos de prisão efetiva por abuso de confiança no contexto da Operação Marquês – é decidido esta quarta-feira pela Relação de Lisboa. Em causa o pedido feito pela defesa do ex-líder do BES à juíza responsável por este recurso, especificando os pontos que quer debater e que foram debatidos no dia 10 de maio, tal como o ECO tinha avançado.

Acionistas do Millennium BCP votam distribuição de quase 10 milhões aos trabalhadores

Os acionistas do BCP votam, em assembleia-geral, a distribuição de 9,97 milhões de euros aos trabalhadores, depois de o banco ter decidido não atribuir dividendos relativos aos resultados financeiros do ano passado. O montante concreto a atribuir a cada funcionário é fixado pela comissão executiva do banco, sendo liquidado juntamente com a remuneração correspondente a junho de 2023.

Ex-chefe do gabinete de Pedro Nuno Santos é ouvida na CPI à TAP

A comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP continua esta quarta-feira com a audição de Maria Antónia Barbosa de Araújo, na qualidade de ex-chefe do gabinete de Pedro Nuno Santos, antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação, e do atual chefe do gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco. Além disso, os deputados votam o pedido de inquirição do primeiro-ministro para apurar o seu eventual envolvimento na decisão de chamar o SIS para recuperar o computador levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto de Galamba, pouco depois de ser exonerado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião