Preço do gás dispara 20%. É o maior salto desde março

A evolução acontece num dia em que surgem sinais de uma procura mais forte por gás da parte da Ásia.

O contrato de referência na Europa, o holandês Title Transfer Facility (TTF), está a subir 16,57% para os 27,62 euros por megawatt-hora (MWh) esta segunda-feira, 5 de junho, e já chegou a disparar 20% para os 28,5 euros, o maior salto desde março.

O preço dos contratos de gás natural regressa, desta forma, a níveis que já não tocava desde o dia de 31 de maio. No acumulado dos últimos cinco dias, já se conta uma subida de quase 8%, relata o site especializado Barchart.

Esta evolução acontece num dia em que surgem sinais de uma procura mais forte por gás da parte da Ásia e, em simultâneo, a oferta no mercado de gás natural liquefeito parece ter apertado, relata a Bloomberg.

Além disto, os preços podem estar a ser pressionados depois de o maior exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita, anunciar que vai cortar a produção em cerca de um milhão de barris por dia em julho. Esta redução poderá ser estendida, caso seja necessário.

Na semana passada, no entanto, os preços do gás tocaram o nível mais baixo dos últimos dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás dispara 20%. É o maior salto desde março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião