Hoje nas notícias: Altice, benefício em IRC e tribunais

  • ECO
  • 9 Junho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Altice está a vender o seu centro de dados da Covilhã e, entre os vários interessados na compra, o fundo Horizon Equity Partners é o mais bem posicionado. As remunerações variáveis, como a atribuição de prémios, estão excluídas dos critérios para as empresas terem direito a benefício em IRC. Apesar da obrigatoriedade de haver julgamentos nos tribunais de proximidade, seis deixaram de os fazer. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Altice negoceia venda do Data Center por mais de 100 milhões

A Altice pôs à venda o seu centro de processamento de dados, localizado na Covilhã, no qual investiu cerca de quatro milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a Horizon Equity Partners está na frente para comprar o centro de dados, num negócio que supera os 100 milhões de euros e deverá ser assinado até ao fim deste mês ou início de julho. O closing da venda só está previsto para o fim do terceiro trimestre ou início do quarto trimestre deste ano, devido às necessárias autorizações regulatórias.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Subir prémios a gestores não afasta benefício em IRC

O cálculo do leque salarial de uma empresa, para efeitos de acesso ao benefício fiscal do incentivo à valorização salarial, em IRC, deve ter em conta a remuneração de todos os trabalhadores, incluindo de administradores e gestores. Porém, só contará para este cálculo o montante de remuneração fixa, o que significa que, caso estes últimos tenham, por exemplo, aumentos através da atribuição de prémios, a empresa não fica excluída do benefício fiscal em IRC.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Há seis tribunais que não fizeram julgamentos em 2022

Há seis tribunais de proximidade que deixaram de fazer julgamentos, embora a lei os imponha como obrigatórios. Em dois destes casos, a justificação aponta para a falta de obras nos respetivos edifícios, mas nos restantes quatro não é apresentado um motivo plausível para as populações terem sido afastadas do acesso à justiça.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Álvaro Sobrinho com fortuna de 885 milhões de euros

O ex-presidente do antigo Banco Espírito Santo Angola (BESA) terá uma fortuna no valor de 885 milhões de euros, de acordo com um relatório de revisão de investimento do Deutsche Bank no Reino Unido. Álvaro Sobrinho terá a sua riqueza repartida entre dinheiro, depósitos bancários, imóveis e outros ativos dispersos por vários países. Terão sido transferidos 353 milhões de euros do BESA para contas bancárias presumivelmente ligadas ao banqueiro luso-angolano e familiares, entre 2007 e final de 2012, período em que liderou o BESA.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Incentivos a cirurgias permitem recordes em 2023, mas 30% ainda são tratados fora de tempo

Até maio deste ano contabilizaram-se cerca de 250 mil cirurgias nas unidades do Serviço Nacional da Saúde (SNS), mais 20 mil do que no mesmo período de 2022. O presidente da Associação dos Administradores Hospitalares relaciona este número com os incentivos à produção adicional, fora do horário de trabalho, com vista à recuperação das listas de espera. Mas estes incentivos podem terminar a 30 de junho.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Altice, benefício em IRC e tribunais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião