61% das empresas portuguesas sentiram dificuldade em recrutar profissionais de tecnologia
Falta de candidatos, de qualificações relevantes e experiência, e elevadas expectativas salariais estão na base das dificuldades assinaladas pelas empresas no momento do recrutamento.
No ano passado, 9,5% das empresas na Europa reportaram que em 2021 estavam a recrutar especialistas tecnológicos (IT), mas uma larga maioria (62,8%) sentiu dificuldade em recrutar esse tipo de talento, em particular as grandes empresas. Em Portugal, no mesmo período, 61,4% das empresas admitiram sentir o mesmo problema, abaixo da média europeia, indicam dados do Eurostat conhecidos esta quarta-feira.
A dificuldade em recrutar talento é transversal a nível geográfico e dimensão das empresas, mas é entre as organizações de grande dimensão que as dificuldades são mais acentuadas, com 72,2% a assinalarem esse problema. Mas mais de metade das empresas de média dimensão (63,7%) e pequena dimensão (59,9%) registam igualmente esse desafio.
Falta de candidatos, de qualificações relevantes e experiência, e elevadas expectativas salariais estão na base das dificuldades assinaladas pelas empresas no momento do recrutamento, refere o Eurostat.
Eslovénia (78%), Chéquia (77%) e Alemanha (76,6%) são os países onde o problema se fez sentir com maior acuidade, com mais de dois terços das empresas a referirem ter sentido constrangimentos no recrutamento de especialistas IT e no preenchimento das ofertas de emprego. Uma dificuldade sentida igualmente por 70,9% das empresas no Luxemburgo e 70,4% dos Países Baixos.
Em Portugal, as dificuldades no recrutamento de talento tecnológico fizeram-se sentir em 61,4% das empresas, com apenas pouco mais de um terço (38,6%) a referirem não ter sofrido com esse tema da escassez de talento.
Posição mais confortável foi a registada em Espanha (32,8%), Bulgária (46%), Polónia (46,5%), Eslováquia (51,4%) e Chipre (54,5%), os países da UE onde se sentiram menos dificuldade a recrutar especialistas em tecnologia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
61% das empresas portuguesas sentiram dificuldade em recrutar profissionais de tecnologia
{{ noCommentsLabel }}