Banco central russo reúne de emergência após depreciação do rublo
A moeda russa chegou a valer menos de 100 rublos por dólar na sessão desta segunda-feira.
O banco central russo anunciou esta segunda-feira uma reunião extraordinária para debater a queda do rublo. “Na terça-feira, 15 de agosto de 2023, o Conselho de Administração do Banco da Rússia realizará uma reunião para avaliar o nível da taxa básica de juros”, refere o comunicado da instituição.
A decisão surge no dia em que a moeda russa chegou a valer menos de cem rublos por dólar, um mínimo desde finais da março de 2022, quando a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia. O banco central do país liderado por Vladimir Putin tinha previsto reunir-se apenas a 15 de setembro, após ter aumentado a taxa de juro para 8,5% no último encontro da instituição. Este ano, o rublo já depreciou mais de 26%.
O conselheiro económico de Putin, Maxim Oreshkin, escreveu, segundo Financial Times, um artigo para a agência de notícias Tass que incluía críticas ao banco central. “Um rublo forte é do interesse da economia russa”, referiu, antes de acrescentar que “a taxa de câmbio atual desviou-se significativamente dos níveis fundamentais e espera-se que se normalize no futuro próximo”.
O banco central, liderado pela governadora Elvira Nabiullina, tem argumentado que o câmbio do rublo não coloca em causa a estabilidade financeira do país e que a moeda está sob pressão de vários fatores, entre os quais a diminuição das exportações, a subida da procura interna por importações e da dívida do país. O objetivo do banco é manter a taxa de inflação estável nos 4% – em julho, o nível de preços aumentou 4,3% e deve acelerar entre 5 e 6,5% este ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco central russo reúne de emergência após depreciação do rublo
{{ noCommentsLabel }}