Renfe planeia expansão ferroviária para Portugal até 2027

  • ECO
  • 14 Agosto 2023

O plano da Renfe tem 2027 como horizonte temporal e pretende oferecer novos serviços ao longo da faixa atlântica portuguesa, ligando Lisboe e Porto á capital espanhola.

A Renfe está a preparar a expansão para o território português. Para isso, a operadora que explora a rede ferroviária espanhola vai investir 15 milhões de euros à adaptação e homologação de parte da sua frota, de modo a tornar possível a circulação nas vias portuguesas, refere o jornal La Información.

A atual direção da Renfe pretende entrar em Portugal em 2024 – conforme já tinha revelado antes –, algo que deverá acontecer quando estiver concluída a construção da primeira linha portuguesa de alta velocidade, que ligará Elvas e Évora. A obra permitirá reduzir o tempo entre Lisboa e Badajoz em cerca de duas horas.

Segundo o La Información, o plano da Renfe tem 2027 como horizonte temporal, pretendendo a empresa ferroviária oferecer novos serviços ao longo da faixa atlântica portuguesa e ligar Lisboa e Porto a Madrid.

Para a concretização deste plano está prevista a utilização de dois modelos diferentes de comboios, um elétrico (série 120), para serviços com múltiplas paragens intermédias, e outro elétrico-diesel (série 730), para os percursos não eletrificados, como acontece na ligação entre Salamanca e a fronteira portuguesa.

O primeiro tipo de comboios visa permitir a criação de uma rota entre Lisboa e o Porto que se estenderia até à Corunha (depois de passar por Santiago de Compostela, Pontevedra e Vigo), bem como um novo serviço diário entre Madrid e Porto (passando por Medina del Campo e Salamanca). Já os comboios elétrico-diesel devem ligar Madrid e Lisboa, duas vezes por dia em cerca de seis horas, prolongando os comboios que já ligam a capital portuguesa a Badajoz.

Segundo o La Información, a Infraestruturas de Portugal ainda não recebeu qualquer pedido por parte da Renfe para levar os seus comboios até Évora, sendo que para esta entidade portuguesa todas as manifestações de interesse que possam surgir por parte das operadoras para operar nas ferrovias portuguesas são “positivas”.

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