Kiev e Berlim assinam acordo de assessoria financeira

  • Lusa
  • 14 Agosto 2023

O memorando de cooperação prevê assessoria alemã em política aduaneira, controlo dos mercados financeiros, gestão de investimentos estatais e privatizações de empresas públicas.

Os ministros das Finanças da Ucrânia, Sergi Marchenko, e da Alemanha, Christian Lindner, assinaram esta segunda-feira um memorando de cooperação que prevê assessoria alemã em política aduaneira, controlo dos mercados financeiros, gestão de investimentos estatais e privatizações de empresas públicas.

Os ministros anunciaram o acordo na capital ucraniana, onde onde Christian Lindner chegou esta segunda-feira. Lindner disse que Berlim continuará a apoiar a Ucrânia “enquanto for necessário”, de acordo com a agência ucraniana Ukrinform.

Até ao momento, a Alemanha já forneceu 22 mil milhões de euros em apoio financeiro, incluindo 12 mil milhões de euros em ajuda militar, para enfrentar a invasão russa iniciada em 24 de fevereiro do ano passado, segundo a mesma fonte.

O ministro alemão também se reuniu com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, que disse que ambos discutiram “as perspetivas da Ucrânia de cooperação com o banco de investimento e desenvolvimento estatal alemão KfW”. “Estamos a implementar cinco projetos de investimento conjunto no valor de 247 milhões de euros e a preparar mais três no valor de 73 milhões de euros“, disse Shmyhal.

O primeiro-ministro ucraniano agradeceu o apoio do governo alemão em matéria de armamento, ajuda financeira e cooperação nas sanções contra a Rússia e lembrou que a Ucrânia recebeu mais de 1,5 mil milhões de euros de assistência macrofinanceira da Alemanha, a maior parte sob a forma de doações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kiev e Berlim assinam acordo de assessoria financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião