Maiores empresas de energia vão ter tarifários com preços que mudam de hora a hora

  • ECO
  • 21 Agosto 2023

Empresas como EDP, Endesa e Iberdrola vão ser obrigadas a disponibilizar tarifas dinâmicas aos clientes com contadores inteligentes, mas a medida só deve entrar em vigor em maio de 2024.

Os comercializadores de energia com mais de 200 mil clientes vão ter de dar aos consumidores com contadores inteligentes a possibilidade de contratarem tarifários dinâmicos — ou seja, com preços que variam de hora a hora, avança o Jornal de Notícias. É uma das medidas introduzidas pelo novo Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico e do Gás, que deve ser implementado em maio de 2024.

O jornal cita o regulamento aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que refere que os comercializadores com mais de 50 mil clientes “devem disponibilizar ofertas com preço fixo e também ofertas indexadas” aos preços grossistas. Mas aqueles que abasteçam mais de 200 mil clientes devem disponibilizar contratos de eletricidade com preços variáveis de hora a hora, desde que possuam um contador inteligente. Em causa estarão empresas como EDP, Endesa e Iberdrola.

Os contadores inteligentes vão ainda ajudar a reduzir as estimativas para efeitos de faturação, esperando-se que cheguem gradualmente a cada vez mais consumidores. Outra das novidades é que, no que toca à fidelização, os comercializadores vão poder cessar unilateralmente os contratos firmados com grandes consumidores mediante o pagamento de uma indemnização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores empresas de energia vão ter tarifários com preços que mudam de hora a hora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião