Munich Re reforça liderança entre as resseguradoras mundiais

  • ECO Seguros
  • 23 Agosto 2023

Após ter ultrapassado a Swiss Re em 2020, a resseguradora alemã reforçou a posição como a maior entre as seguradoras das seguradoras. A francesa SCOR perdeu um lugar. Veja o ranking.

A resseguradora Munich Re manteve o primeiro lugar entre as resseguradoras mundiais em 2022 atingindo valor bruto de prémios emitidos de cerca de 48 mil milhões de euros. A Swiss Re, que em 2020 passou a segunda maior, manteve essa posição com prémios emitidos no valor de 37 milhões de euros.

Am Münchner Tor é o novo empreendimento da Munich Re na cidade sede. Aqui trabalham 1200 pessoas.

Entre as top 25, num ranking organizado pela consultora A.M.Best, a única modificação relevante foi a ultrapassagem da Berkshire Hathaway, controlada pelo investidor Warren Buffet, à SCOR, a resseguradora cujo maior acionista é a seguradora francesa Covéa com cerca de 9% do capital.

Sendo companhias que asseguram parte dos riscos de seguradoras, as catástrofes ou outros grandes sinistros expõem as resseguradoras às flutuações de sinistralidade a nível mundial. Também a componente cambial é relevante no desempenho económico destas empresas.

Tendo em consideração o valor de rácio combinado, que compara custos com sinistros e despesas gerais com faturação de prémios, algumas companhias do top 25 foram particularmente penalizadas por eventos ocorridos em 2022. Genericamente um valor acima de um valor de 100% significa prejuízo de subscrição.

A francesa SCOR sofreu com inundações na Australia, o furacão Ian nos Estados Unidos tempestades de granizo em França e uma das piores secas na história do Brasil. Também a General Insurance of India, a japonesa The Toa e a AXA XL estiveram bem abaixo do limiar de rentabilidade, ou seja, com valores muito acimas dos 100%. No lado positivo do rácio combinado ficaram a Berkshire Hathaway, a Sompo e a bermudiana Partner Re.

Veja o ranking das maiores resseguradoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Munich Re reforça liderança entre as resseguradoras mundiais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião