Precariedade, semana de trabalho mais curta e Autoeuropa. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa de saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” leva até si tudo o precisa de saber. Esta semana falamos sobre a precariedade, as competências digitais, a Autoeuropa e a semana de trabalho de quatro dias. Oiça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Depois de ter estabilizado desde o início de 2021, o peso da precariedade tem estado a aumentar. A ministra do Trabalho frisou, ainda assim, que os números continuam abaixo dos níveis pré-pandemia. Ana Mendes Godinho admitiu, contudo, que o combate à precariedade é para continuar.
Esta semana, o mercado de trabalho esteve também atento à nova medida que está prestes a chegar ao terreno e que visa reforçar as competências digitais dos trabalhadores. Chama-se cheque de formação digital e dará até 750 euros para ações de formação. As candidaturas abrem esta sexta-feira, adiantou em primeira mão o ECO.
Do outro lado do oceano, o Brasil começou a preparar o teste à semana de trabalho de quatro dias. Vinte empresas, com cerca de 400 trabalhadores, vão participar neste projeto-piloto, que segue o exemplo da experiência que está a decorrer em Portugal.
Já na Autoeuropa, a semana foi quente. Depois de dois dias de negociações, a empresa conseguiu chegar a acordo com a Comissão de Trabalhadores quanto às condições do lay-off que a fábrica de Palmela irá aplicar durante a paragem forçada por falta de componentes para o fabrico do modelo T-Roc. Os trabalhadores têm garantida uma fatia de 95% do salário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Precariedade, semana de trabalho mais curta e Autoeuropa. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}