Gigante chinesa Country Garden consegue acordo com credores para reembolso de obrigações
Credores aceitaram estender por três anos o reembolso de seis obrigações da gigante do imobiliário Country Garden. Ações da empresa cotada em Hong Kong dispararam mais de 10%.
A gigante imobiliária chinesa Country Garden conseguiu negociar com os credores a extensão do reembolso de seis obrigações onshore por três anos, segundo avança a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês). Perante estas notícias, as ações do grupo dispararam mais de 10%.
Os credores da Country Garden votaram a favor das propostas do grupo, apanhado nos últimos meses pela crise imobiliária na China, para estender por três anos o reembolso de oito obrigações, no valor total de 10,8 mil milhões de yuan (1,3 mil milhões de euros). Terá sido já aprovada a prorrogação de seis dos oito títulos, segundo a agência de notícias.
Este acordo ganha importância numa altura em que qualquer incumprimento por parte da Country Garden agravaria a espiral da crise imobiliária do país, colocaria mais pressão sobre os seus bancos e poderia atrasar a recuperação do mercado imobiliário e da economia chinesa.
As ações da empresa, listadas em Hong Kong, subiram após a notícia deste acordo, tendo chegado a disparar 10%. No entanto, é de destacar que já caíram quase 60% desde o início deste ano.
Na semana passada, o grupo pagou 22,5 milhões de dólares (cerca de 20,9 milhões de euros) referentes a duas obrigações emitidas nos mercados internacionais (offshore), no limite de uma prorrogação de 30 dias.
A Country Garden, até recentemente considerada uma das promotoras mais bem geridas no contexto da crise imobiliária, anunciou na semana passada perdas de 48.932 milhões de yuan (6.222 milhões de euros) no primeiro semestre e alertou que enfrenta “falta de liquidez”.
Em 2021, os reguladores chineses restringiram o acesso do setor ao crédito bancário, suscitando uma crise de liquidez. Uma das maiores construturas do país, o grupo Evergrande, colapsou. Dezenas de outros grupos estão a negociar a restruturação das suas dívidas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gigante chinesa Country Garden consegue acordo com credores para reembolso de obrigações
{{ noCommentsLabel }}