Regulação clara e consistente é “fundamental” para renováveis crescerem, diz Stilwell

Miguel Stilwell d'Andrade falou na ONU em Nova Iorque e foi claro na estratégia necessária para ajudar a energia 'verde' a superar os desafios: regulação melhor e mais previsível.

O CEO da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade, aproveitou a participação numa cimeira sobre o clima organizada pela ONU em Nova Iorque para pedir uma melhoria na regulamentação das energias renováveis para desbloquear os desafios e permitir ao mundo chegar mais rapidamente às metas ‘verdes’.

“Uma coisa que está clara para nós é que isto é um imperativo. Isto não é uma escolha, é algo que vai acontecer”, afirmou na Climate Ambition Summit , organizada pela ONU no âmbito da Climate Week, e na qual a EDP foi a única empresa a participar.

"A idade da pedra não terminou por falta de pedra, e não acredito que a era dos combustíveis fósseis acabe por falta de combustíveis fósseis, espero que fiquem lá, enterrados por muito tempo.”

Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP

O CEO da energética portuguesa vincou que a energia limpa e renovável, além de não ter emissões, “é incrivelmente barata hoje em dia“, ilustrando o ponto com o facto de a energia solar ter caído caiu 95% em termos de custo na última década. “A energia renovável é perfeitamente competitiva com outras fontes, e vemos isso todos os dias em muitos mercados em que estamos presentes, e isso traz independência energética e torna-a mais democrática em termos de acesso à energia em muitos países”, explicou.

A par destes aspetos positivos, Miguel Stilwell d’Andrade também destacou os desafios que os players no setor das renováveis enfrentam.

“Conexões de rede, interconexões, autorizações complexas, licenciamento, questões relacionadas com reações adversas das comunidades locais, questões NIMBY (Not In My Backyard, termo em inglês para descrever a posição de oposição local a projetos de energia) todas estas são dificuldades de execução que dificultaram a expansão das energias renováveis ​​no curto prazo“, referiu o CEO.

Para o presidente da EDP “uma regulamentação clara e consistente é absolutamente fundamental“, porque os investidores “necessitam de uma regulamentação previsível e estável para poderem tomar decisões de investimento e isso é um pré-requisito”. Recordou que houve grandes avanços nesta matéria nos EUA, na Europa e em muitos outros países, acrescentando no entanto que “ainda vemos muita desinformação e fragmentação, e isso precisa ser resolvido”.

Stilwell d’Andrade recordou que 85% da energia produzida pela EDP já vem de fontes renováveis, face a apenas 20% há 15 anos. “Por isso estamos a avançar claramente nesse caminho, mas ainda há muito mais a fazer e iremos investir significativamente, 25 mil milhões de euros nos próximos quatro anos”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulação clara e consistente é “fundamental” para renováveis crescerem, diz Stilwell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião