5 coisas que vão marcar o dia
INE divulga inflação de outubro e contas nacionais trimestrais. Parlamento vota na generalidade o OE2024. Já o Governo vai voltar a reunir com os sindicatos dos médicos.
Esta terça-feira, o INE vai publicar a estimativa rápida relativa à inflação no mês de outubro, bem como das contas nacionais trimestrais relativos ao terceiro trimestre do ano. Já o Parlamento vai continuar a discutir e votar na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2024. O dia é ainda marcado pela reunião dos sindicatos dos médicos e pela continuação do julgamento de Pinho e Salgado no âmbito do caso EDP.
INE divulga inflação de outubro
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar a estimativa rápida do índice de preços no consumidor para o mês de outubro. Em setembro, a inflação desacelerou para 3,6%, face aos 3,7% que tinham sido registados em agosto. Entre as classes que mais contribuíram para agravar a inflação homóloga, “destaca-se a dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas”.
OE é votado na generalidade no Parlamento
Esta terça-feira é retomada a discussão na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). Após a discussão, por volta das 15 horas, será votado em plenário o documento, que seguirá depois para a apreciação na especialidade.
Economia portuguesa cresceu ou abrandou?
O INE divulga também esta terça-feira a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, relativa ao terceiro trimestre de 2023. De acordo com os últimos dados divulgados pelo gabinete de estatística, no segundo trimestre a economia portuguesa cresceu 2,3% face ao mesmo período do ano passado, mas a variação foi nula face ao trimestre anterior. As exportações pesaram no crescimento, mas a procura interna acabou por contrabalançar.
Governo reúne com sindicatos dos médicos
Da parte da tarde, o Governo vai voltar a reunir com o Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos. Na última reunião o Ministério da Saúde comprometeu-se a repor as 35 horas semanais para os médicos dos serviços de urgência e a reduzir progressivamente o horário naquela atividade. Ainda assim, advertiu que tal não pode prejudicar o acesso a cuidados de saúde.
Prossegue o julgamento do caso EDP
Esta terça-feira, pelas 9h30, vai continuar o julgamento do caso EDP, que tem como arguidos o antigo ministro da Economia Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado. Manuel Pinho vai responder em julgamento por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal. Já Alexandra Pinho está a ser julgada por um crime de branqueamento e outro de fraude fiscal – em coautoria material com o marido –, enquanto Salgado vai a julgamento por um crime de corrupção ativa para ato ilícito, um crime de corrupção ativa e outro de branqueamento de capitais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}