Ikea duplica lucros no último ano para 1,63 mil milhões de euros

O grupo sueco contou ainda com vendas recorde de quase 48 mil milhões de euros e um aumento da margem de lucro bruta para 18% no último ano.

O grupo sueco de produção e venda de mobiliário e utensílios para a casa Inter Ikea fechou as contas do seu ano fiscal (que terminaram a 31 de agosto) com lucros líquidos de 1.639 milhões de euros, cerca de 130% acima dos 710 milhões de euros contabilizados no mesmo período de 2022.

A dar força a estes resultados esteve um abrandamento das pressões sobre os custos da operação, vendas recorde de 47,6 mil milhões de euros (mais 6,7% face a 2022) contabilizadas nas suas 71 lojas espalhadas pelo globo, e a um aumento da margem de lucro bruta de 15% em 2022 para 18% este ano.

“O ano fiscal de 2023 começou de forma negativa, com o aumento dos custos de transporte e logística e dos preços das matérias-primas e dos produtos de base, ainda em níveis muito elevados. Após o primeiro semestre do exercício de 2023, registou-se uma estabilização dos preços de compra, com uma tendência descendente no final do exercício“, refere a empresa em comunicado.

O grupo Inter Ikea, que opera como master franchise das lojas Ikea cobrando uma taxa de franchising de 3% sobre as vendas realizadas por cada um dos seus parceiros, anunciou também que irá continuar a baixar os preços de venda aos retalhistas (lojas), até que os custos de aquisição de materiais baixem.

“A tendência de descida dos custos deverá afetar positivamente os preços para os clientes da Ikea no próximo ano e nos anos seguintes”, afirmou Martin Van Dam, diretor financeiro da empresa num comunicado citado pela Reuters.

O grupo Ikea revela ainda que, apesar das vendas em termos de valor terem aumentado 6,7% no último ano, caíram em termos de volume e também ao nível de número de produtos vendidos, indicando que o crescimento das vendas foi gerado pelo efeito inflacionista dos preços.

No campo financeiro, os números apresentados esta quinta-feira pela empresa revelam também um aumento de 80% do capital próprio para 17,8 mil milhões de euros, que elevou o rácio de capital próprio do grupo sueco de 40% para 77%.

“Durante o ano, foi distribuído um dividendo de 1,9 mil milhões de euros à Interogo Holding AG, o nosso co-acionista nessa altura”, refere a empresa, sublinhando que “após as mudanças de propriedade, foi recebida uma contribuição de capital de 8,3 mil milhões de euros do nosso atual acionista, a Inter IKEA Foundation. O lucro líquido do exercício de 2023 de 1,6 mil milhões de euros será adicionado ao capital próprio”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ikea duplica lucros no último ano para 1,63 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião