Iberis Capital investe 60 milhões em sete empresas até final do ano

Iberis Capital investiu mais 12 milhões de euros na Unbabel e antecipa que a Tekever poderá ser o próximo "unicórnio" português. Vão gerir mais de 550 milhões este ano, com metade por investir.

A sociedade Iberis Capital espera fechar o ano com mais 50 milhões a 60 milhões de euros investidos em sete empresas, segundo avançou o co-fundador João Henriques esta segunda-feira num encontro com os jornalistas.

Até setembro, a Iberis Capital, fundada em 2017, acumulava cerca de 155 milhões de euros investidos em quase 50 empresas e negócios através dos fundos Bluetech I e II. O montante investido irá aumentar quase 40% para mais de 200 milhões de euros só na reta final deste ano. “Vai ser o ano com mais investimentos na Iberis”, disse João Henriques.

Por outro lado, a Iberis Capital conta ter captado mais de 550 milhões de euros até final do ano junto de mais de 1.000 investidores, sobretudo junto de Pequenas e Médias Empresas (PME), mas também Family Offices e Corporate.

Menos de metade dos fundos captados estará investido. “Somos criteriosos nos nossos investimentos. O ritmo de investimento é consistente com os fundos que vão sendo levantados”, explicou o responsável.

Um dos grandes investimentos é na Unbabel: 12 milhões de euros. Mas não fica por aqui pois participou na ronda de financiamento que a start-up de tradução com ajuda da inteligência artificial está a finalizar.

De resto, quase 80% do investimento da Iberis Capital está alocado ao segmento de Inovação e Crescimento, a área de capital de risco, incluindo, além da Unbabel, outras startups promissoras como a Codacy (revisão de código), Sensei (automação de retalho) e Tekever (tecnologia aeroespacial).

“Somos ao maior fundo de venture capital (capital de risco). Quando é preciso fazer tickets (investimentos) de 10 milhões ou 20 milhões, somos a única empresa portuguesa com capacidade”, referiu o responsável que vê alguns dos seus negócios com potencial para se transformarem em unicórnios (empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares) em breve.

“Se não for agora, a Tekever vai ser um unicórnio na próximo ronda de financiamento, a Unbabel tem um caminho claro”, apontou João Henriques.

Outros 15% dos fundos estão direcionados para a área Buyout, com apostas em negócios mais tradicionais Sanindusa (material cerâmico), Campotec (fruta e vegetais), Carmo Wood (madeira tratada), a Infos (o maior investimento neste segmento), entre outros. Os restantes fundos estão alocados à área de Investimentos de Rendimento, sobretudo imobiliário, como o edifício da Universidade Europeia em Lisboa, entre outros ativos.

“O dinheiro é todo investido em Portugal, é uma regra desde sempre na Iberis”, explicou o responsável.

Com uma equipa de mais de 20 trabalhadores, a Iberis Capital foi fundada há seis por João Henriques, Luís Quaresma, Diogo Chalbert e David Pinheiro, que integram o conselho de administração que conta ainda com Filipa Choon como administradora financeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iberis Capital investe 60 milhões em sete empresas até final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião