2023 já é ano recorde para produção de energia hídrica a partir de bombagem

A REN prevê que nos próximos anos, com a crescente incorporação de renováveis no Sistema Elétrico Nacional, a utilização das bombas das centrais hídricas continuará a aumentar de forma relevante.

A produção de energia hídrica a partir de bombagem (o sistema que serve como “bateria” nas barragens) atingiu em novembro o valor anual mais elevado de sempre, fazendo de 2023 o ano com maior produção de que há registo, embora o ano ainda não esteja terminado.

Foi a 15 de novembro que se atingiu o recorde: 2,5 terawatts-hora (TWh). O anterior recorde, 2,3TWh, refere-se ao ano de 2022. Entre as barragens mais produtivas destacam-se a de Gouvães com 35% do total, e as de Alqueva e Venda Nova/Frades, com 20% cada.

A produção de energia a partir de bombagem é possível em barragens equipadas com bombas hidroelétricas, que bombeiam a água de um reservatório inferior para um reservatório superior, possibilitando a sua “reutilização” para a produção de energia elétrica em momentos em que a energia elétrica tem maior procura.

Nos próximos anos, com a crescente incorporação de renováveis no Sistema Elétrico Nacional, a utilização das bombas das centrais hídricas continuará a aumentar de forma relevante“, prevê a REN, no comunicado enviado à imprensa.

Atualmente, o Sistema Elétrico Nacional tem uma potência instalada nas bombas hidroelétricas de 3585 MW, para uma potência hídrica total de 8216 MW. A potência máxima histórica absorvida pelas centrais com bombagem foi de 2492 MW em janeiro de 2021. Este ano, o máximo atingido até ao momento foi de 2474 MW, no mês de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

2023 já é ano recorde para produção de energia hídrica a partir de bombagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião