Hoje nas notícias: imigrantes, dividendo do BCP e estágios

  • ECO
  • 18 Dezembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Verificou-se um saldo positivo das contribuições dos imigrantes para a Segurança Social de mais de 1.600 milhões de euros no ano passado. No BCP preparam-se alterações “relevantes” no dividendo, após o regresso ao índice Stoxx 600. Já no que diz respeito aos estágios do IEFP, novos dados mostram que cerca de metade das pessoas acabam por ser contratadas pela empresa. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.

Imigrantes deram mais de 1.600 milhões de lucro à Segurança Social

Os imigrantes contribuíram com 1.861 milhões de euros para a Segurança Social em 2022, enquanto só beneficiaram de cerca de 257 mil euros em prestações sociais. Desta forma, verificou-se um saldo positivo das contribuições dos imigrantes de 1.600 milhões de euros no ano passado. Os imigrantes pesam 7,5% no total da população, sendo que este foi “o valor mais elevado de sempre”, de acordo com um novo relatório do Observatório das Migrações.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

BCP prepara “alteração relevante” no dividendo

Numa altura em que o BCP se prepara para regressar ao índice europeu Stoxx 600, existe espaço para mudanças nos dividendos. No que diz respeito a esta política, “o trabalho realizado e os resultados alcançados permitem, sem descurar a importância que atribuímos e continuaremos a atribuir a uma gestão prudente e rigorosa do capital, perspetivar uma alteração relevante face ao passado recente, constituindo uma evolução positiva para os investidores”, indica Miguel Maya, CEO do banco.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Metade dos estagiários com salários pagos pelo Estado fizeram contrato com as empresas

Mais de metade das 130 mil pessoas que fizeram estágios profissionais através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) nos últimos cinco anos acabou por ser contratada pelas empresas. Além disso, cerca de 75% dos estagiários encontravam-se empregados meio ano depois de terem feito o estágio. O IEFP investiu quase 700 milhões de euros nesta medida, que é financiada pelo Fundo Social Europeu, desde 2018.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

Portela vai atingir 34 milhões de passageiros este ano

A procura no aeroporto de Lisboa deverá atingir os 34 milhões de passageiros este ano, segundo as previsões da ANA. A concretizar-se, será um novo recorde face ao número alcançado em 2019, que era de 31,1 milhões — representa assim uma subida de 10%. O número de passageiros é um dos fatores que é considerado para desencadear a construção de um novo aeroporto (acima de 22 milhões). São, no total, quatro os fatores considerados no contrato — e já foram todos preenchidos em 2017.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Mais de 450 médicos querem sair do país

Desde 2019 até ao início de dezembro de 2023 foram passadas 1.888 declarações para os médicos saírem do país, sendo que só este ano foram feitos 453 pedidos às Secções Regionais do Sul e do Centro da Ordem dos Médicos. A estes acrescem ainda os pedidos feitos à Secção Regional do Norte, que não foram divulgados. Em causa está uma certificação que permite aos médicos exercer fora de Portugal, frequentar internatos da especialidade, estágios ou pós-graduações.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: imigrantes, dividendo do BCP e estágios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião