Número de denúncias de burlas aumentam em 2023. Prejuízos ascendem os cinco milhões de euros

No período entre 1 de janeiro e 15 de dezembro, o Portal Queixa recebeu 24.696 reclamações. Este número representa um crescimento de 37% face ao período homólogo de 2022.

O Portal da Queixa recebeu quase 25.000 reclamações este ano relacionadas com burlas online em Portugal. Este número representa um crescimento de 37% face ao período homólogo de 2022. Segundo os dados analisados pelo Portal, o valor estimado dos prejuízos ultrapassa os cinco milhões de euros, um valor médio de 364 euros.

No período entre 1 de janeiro e 15 de dezembro, o Portal Queixa recebeu 24.696 reclamações. No total foram mais 14.638 queixas o que o ano passado.

“A análise aferiu que a maioria das denúncias reportadas está relacionada com casos de compras em lojas online, onde os consumidores se queixam de ter encomendado e pago um produto que não chegaram a receber, ficando sem resposta (por parte da marca/vendedor) e sem o reembolso do dinheiro”, explicam em comunicado.

Segundo o Portal da Queixa, a “não execução dos pedidos de reembolso” após a não receção do produto é o principal motivo de queixa, tendo gerado cerca de 57,8% das reclamações. Entre os motivos de queixa estão ainda os problemas de contacto ou resposta da marca.

“A análise efetuada apurou ainda as três marcas mais reclamadas em 2023, por alegada situação de burla. O maior volume de queixas foi dirigido à PT Electrónia, uma loja de pequeno retalho de informática (alvo de 836 denúncias), à Decorei.pt (222) e à Teckmi (183 reclamações)”, referem.

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