Argentina recebe delegação do FMI para renegociar acordo

  • Lusa
  • 2 Janeiro 2024

A intenção da Argentina deve passar por adiar os primeiros vencimentos deste ano, previstos para dia 9 de janeiro, que ascendem a 1.300 milhões de dólares.

A Argentina recebe na quinta-feira uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) para renegociar o acordo firmado para uma dívida total de 46.000 milhões de dólares (41.992 milhões de euros), informaram esta terça-feira fontes oficiais.

O porta-voz presidencial, Manuel Adorni, afirmou em conferência de imprensa que os representantes do FMI serão recebidos por Nicolás Posse, chefe de gabinete do Presidente argentino, Javier Milei, e pelo ministro da Economia, Luis Caputo. “Na quinta-feira recebemos uma comitiva do FMI. O chefe de gabinete e o ministro da Economia vão recebê-la, para renegociar o acordo que caiu por não ter cumprido (as metas propostas pelo Fundo)”, indicou Adorni, citado pela agência Efe.

Espera-se que a intenção da Argentina seja adiar os primeiros vencimentos deste ano, previstos para dia 9 de janeiro, que ascendem a 1.300 milhões de dólares e para dia 16 de janeiro, mais 650 milhões de dólares.

Uma das medidas já previstas pelo organismo internacional é que a Argentina unifique os pagamentos, o que só é possível se houver mais do que um vencimento no mesmo período, o que já aconteceu em junho, julho e outubro do ano passado, durante o anterior Governo, liderado pelo Presidente Alberto Fernández (2019-2023).

Durante o período de transição, em dezembro, Milei teve de recorrer a um empréstimo de curto prazo do Banco de Desenvolvimento da América Latina de 960 milhões de dólares para pagar os vencimentos de 21 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Argentina recebe delegação do FMI para renegociar acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião