Bankinter lucrou 885 milhões em 2023, 166 dos quais em Portugal

O banco espanhol subiu em 51% os resultados face ao ano anterior. Em Portugal, o resultado antes de impostos disparou 114%.

O espanhol Bankinter informou esta quinta-feira que registou em 2023 resultados recorrentes recorde de 845 milhões de euros, mais 51% do que em 2022, com a operação em Portugal a contribuir com lucros de 166 milhões de euros.

“O banco consolida um ano de forte crescimento em todas as rubricas da conta de resultados, com uma margem bruta, que agrega todas as receitas, a alcançar os 2.661 milhões de euros, mais 28%, graças à evolução favorável das taxas de juro e a uma maior dinâmica comercial“, afirmou, em comunicado.

O Bankinter salientou que este resultado verificou-se apesar do impacto do novo imposto sobre o setor financeiro em Espanha, que se fixou em 77 milhões de euros para o banco.

Quanto aos diferentes rácios da conta de resultados, a rentabilidade sobre capitais próprios, ROE, alcançou um nível histórico no banco: 17,1% face aos 12% de há um ano, com um ROTE de 18,2%, os melhores valores entre o setor financeiro em Espanha.

O rácio de capital CET1 fully loaded alcançou, por sua vez, 12,3%, quando o mínimo exigido pelo Banco Central Europeu ao Bankinter é 7,8%, o mais baixo da banca cotada em Espanha.

A margem de juros alcançou os 2.213,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 44% em relação ao final de 2022. Quanto à margem bruta, que engloba todas as receitas do grupo, atingiu um valor recorde de 2.660,5 milhões de euros, com um crescimento de 27,7% no ano. A taxa de crescimento anual da margem bruta nos últimos cinco exercícios foi de 13%.

As receitas de comissões cobradas pelos diversos serviços e atividades de valor disponibilizados pelo banco aos seus clientes ascenderam aos 817 milhões de euros, sendo 196 milhões de euros provenientes do negócio de Gestão de Ativos.

Neste âmbito, o banco destacou o negócio de cobranças e pagamentos, com 182 milhões de euros, com um crescimento de 10% no ano, e o da transação de valores, com 121 milhões de euros, também com uma subida 10%.

Portugal já contribui 10% para margem

O banco adiantou que “o Bankinter Portugal continua a registar um crescimento da sua atividade comercial, alcançando um resultado antes de impostos de 166 milhões de euros em 2023, mais 114% do que no ano anterior”.

Sublinhou que, considerando as várias geografias nas quais o banco opera, para além de Espanha, “destaca-se Portugal, cujo contributo para a margem bruta do banco alcança já 10%, e que este ano superou as expectativas com um excelente resultado em todos os seus indicadores”.

Relativamente à carteira de crédito, o Bankinter Portugal conclui 2023 com 9.200 milhões de euros, mais 16% do que há um ano, correspondendo 6.100 milhões à banca comercial e o restante valor à banca de empresas; e isto com um rácio de mora de 1,3%.

Por seu turno, os recursos de clientes crescem 32% até aos 8.400 milhões de euros, enquanto os recursos geridos fora do balanço crescem 2% até aos 4.000 milhões de euros.

A gestão desse balanço reflete-se na boa evolução que demonstram todas as rubricas da conta de resultados, explicou. “Assim, a margem de juros cresce 85%, a margem bruta cresce 61% e a margem antes de provisões regista um incremento de 112%”.

“Tudo isto contribui para um resultado antes de impostos que dispara até aos 166 milhões de euros, 114% acima do valor registado há um ano”, referiu, adiantando que o rácio de eficiência do Bankinter Portugal continua a sua trajetória de melhoria, situando-se nos 33,4% face aos 49,5% de há um ano.

(Correção: Um título inicial referia que os lucros de 885 milhões de euros tinham sido conseguidos pelo Bankinter até setembro, mas correspondem ao ano completo de 2023. Aos leitores e visados, as nossas desculpas.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter lucrou 885 milhões em 2023, 166 dos quais em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião