Exportações portuguesas caem 1,9% no último trimestre de 2023. É a terceira queda consecutiva

As importações de bens também recuaram no quarto trimestre de 2023, em 5,4%. Ainda assim, a queda no comércio internacional foi menos acentuada do que nos três meses anteriores.

As exportações de bens recuaram 1,9% no último trimestre de 2023, face ao mesmo período do ano anterior, naquela que é a terceira queda consecutiva, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta terça-feira. Esta redução é, ainda assim, menos acentuada do que a do trimestre anterior.

No terceiro trimestre de 2023, as exportações tinham caído 8,7%, pelo que a queda abrandou no final do ano. Já as importações caíram 5,4% no quarto trimestre, também menos do que no trimestre anterior, quando registaram uma diminuição de 12,4%.

O INE ainda não divulgou os dados do comércio internacional para o conjunto do ano, que vão ser publicados a 9 de fevereiro, quando serão também conhecidos os dados mensais para dezembro.

No entanto, o gabinete de estatísticas publicou esta terça-feira a estimativa rápida para o PIB de 2023, que mostra que já se verificou um contributo mais diminuto das exportações para a atividade económica. O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB, que foi de 2,3% no ano passado, “foi positivo em 2023, mas menos intenso que em 2022, tendo as exportações e as importações de bens e serviços em volume desacelerado significativamente”.

Já para 2024, as grandes empresas exportadoras mostram-se mais otimistas e antecipam um aumento das vendas ao exterior. A expectativa é de um acréscimo nominal de 2,9% nas suas exportações de bens, impulsionado, sobretudo, pela venda de máquinas.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações portuguesas caem 1,9% no último trimestre de 2023. É a terceira queda consecutiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião