PS à frente em nova sondagem, mas direita consegue maioria

A sondagem do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso coloca o PS à frente nas intenções de voto, com 23%, a quatro pontos da AD.

O PS seria o grande vencedor com 23% dos votos se as eleições fossem agora, mas mesmo assim os partidos de direita, juntos, conquistariam maioria absoluta, de acordo com uma sondagem publicada esta quinta-feira pela SIC/Expresso.

Estes dados resultam da sondagem do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso que coloca o PS à frente dos outros partidos, a que se segue a coligação PSD/CDS/PPM com 19%. Já o Chega surge com 15% dos votos, mantendo-se a larga distância da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda, que não vão além dos 3%. A CDU situa-se nos 2%, e PAN e Livre surgem apenas com 1%.

De acordo com esta sondagem, 16% dos inquiridos ainda não sabe em quem vai votar. E conclui que, juntos, AD, Chega e Iniciativa Liberal conquistariam a maioria absoluta com 53% dos votos contra os 38% que somam PS, Bloco de Esquerda, CDU e Livre.

Numa análise por faixa etária, este estudo de opinião conclui ainda que a Iniciativa Liberal e o Chega captam os votos dos eleitores mais jovens enquanto o BE e a AD têm mais votos na população entre os 35 e os 64 anos. Já a esmagadora maioria dos votantes na CDU e no PS têm mais de 65 anos.

A sondagem decorreu entre 16 e 25 de janeiro, em que foram contactados 2.984 lares elegíveis e obtidas 804 entrevistas válidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS à frente em nova sondagem, mas direita consegue maioria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião