Galp avança com programa de recompra de ações no valor de 350 milhões
Petrolífera anunciou o lançamento de um programa de recompra de ações no valor de 350 milhões de euros que deverá terminar a 13 de dezembro.
A Galp vai dar início na próxima terça-feira, 13 de fevereiro, a um programa de recompra de ações no montante de 350 milhões de euros com o objetivo de reduzir o capital social da empresa. A operação deverá encerrar a 13 de dezembro.
A nota divulgada esta segunda-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), acontece num dia em que a Galp anunciou lucros recorde em 2023.
Num vídeo partilhado pela petrolífera aquando da divulgação dos resultados, a CFO da companhia, Maria João Carioca, anunciou que a empresa iria arrancar com “um programa de recompra de ações de 350 milhões nos próximos dias“. O comunicado da CMVM vem agora detalhar que a operação arranca já esta terça-feira e terminará a 13 de dezembro de 2023.
“A Galp irá iniciar no dia 13 de fevereiro de 2024, uma operação de recompra de ações da Galp Energia no montante de 350 milhões de euros, com o objetivo de reduzir o capital social emitido da sociedade, seguindo as as diretrizes de alocação de capital relativas ao ano fiscal de 2023 e as autorizações em vigor”, lê-se no comunicado.
A Galp procederá à recompra de ações para esse efeito, até ao limite de 1% do capital social, de acordo com a nota. O banco JP Morgan ficará encarregue de conduzir esta operação.
O anuncio da recompra de ações acontece num dia em que a petrolífera divulgou, pelo terceiro ano consecutivo, lucros recorde: em 2023, a Galp acumulou um resultado líquido de 1.002 milhões de euros, mais 14% do que no ano anterior.
A administração da petrolífera vai propor à assembleia geral de acionistas aumentar o dividendo em 2024 para 54 cêntimos por ação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp avança com programa de recompra de ações no valor de 350 milhões
{{ noCommentsLabel }}