Tranquilidade muda para Generali (só no logotipo no topo da sede…)

Com o mercado na expectativa sobre como vai ser a integração da Liberty na Generali Portugal, a mudança do logotipo no edifício da Avenida da Liberdade precisa de ser explicado.

O logotipo da Generali substituiu esta semana o da Tranquilidade no topo da sede da seguradora na avenida da Liberdade 242, em Lisboa, um edifício inaugurado em 1968 onde também funcionava um hospital. O prédio é um símbolo da capital, embora a seguradora seja apenas arrendatária.

TRANQUILIADE e GENERALI
Vista da sede na avenida da Liberdade 242 antes e depois do carnaval 2024: A marca vai mudar apenas no prédio.

“A marca Tranquilidade vai manter-se em Portugal”, foi a resposta assertiva de fonte oficial da seguradora à pergunta de ECOseguros sobre os possíveis motivos da troca de logotipos. A Generali Seguros está em processo de integração da recém-adquirida Liberty e sobre esse processo e detalhes sobre o futuro, pouco ou nada se sabe: “Os colaboradores e os agentes serão os primeiros a saber” – afirma outra fonte – “não podemos revelar nada por agora”. A reforçar o mistério existem rumores de que se prepara uma grande campanha de publicidade da companhia para este ano.

É raro a italiana Generali manter marcas, que não a própria, na sua presença global. Em 2020, após a aquisição da Seguradoras Unidas pela Generali, esta decidiu manter as marcas Tranquilidade – fundada em 1871 e 2ª maior seguradora em Portugal, Açoreana – começou em 1892 e é líder no mercado açoriano – e LOGO – lançada em 2008 como seguradora digital do grupo. Esta opção implicou desistir da marca Generali, com presença em Portugal desde 1942.

As quatro exceções à regra da Generali de usar a sua marca em todo o mundo: Tranquilidade, como principal marca em Portugal, Maghrebia na Tunísia, La Caja na Argentina e AFP Plan Vital no Chile.

Dos 39 países em que a Generali está mais diretamente presente, apenas em 3, além de Portugal, a seguradora manteve marcas locais. Na Argentina, a marca é a La Caja Ahorro e Seguros, fundada em 1915 foi privatizada na vaga liberal de Carlos Menem nos anos noventa e adquirida por um grupo local e pela Generali. Em 2014 decidiram separar negócios e a companhia italiana ficou com 100% do capital da seguradora La Caja que é a terceira maior da Argentina com 7,2% de quota de mercado. A sua memória coletiva na Argentina está marcada por tempos – enquanto pública – em que oferecia uma caderneta de poupança a todos as crianças que entravam na escola.

O Chile é outra exceção ao uso da marca, a Generali age com a AFP Plan Vital, uma gestora de fundos de pensões criada em 1981, enquanto na Tunísia mantém enquanto sucursal as companhias de Assurances Maghrebia, Vida e Não Vida, nascidas em 1973. Nos restantes 35 países o nome ou logotipo Generali está sempre presente na identificação da marca.

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