Salário mínimo ajudou a tirar do mercado empresas zombie
Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, considera que há muitas empresas ineficientes no mercado, que estão a retirar negócio a outras empresas.
A subida do salário mínimo ajudou a expulsar do mercado as chamadas empresas “zombies”, companhias que são inviáveis economicamente, adianta Fernando Alexandre. Para o professor da Universidade do Minho, o facto de estas empresas persistirem muito tempo até falirem é um problema, na medida em que retiram mercado a outras empresas.
“Muitas empresas ineficientes que persistem muito tempo no mercado. Isto é um problema porque estão a retirar mercado, muitas com concorrência desleal, porque não estão a cumprir as suas obrigações“, explica Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, num debate numa conferência organizada pela CIP, no Porto.
Segundo Fernando Alexandre, “um dos efeitos positivos do aumento do salário mínimo foi acelerar a saída dessas empresas inviáveis, chamadas zombies“. Num evento de e para empresários, o académico referiu que “as empresas que verdadeiramente vão transformar a economia portuguesa ainda não existem”, defendendo que é necessário criar o ambiente económico que faça surgir novas empresas e lhes permita crescer”.
Já Pedro Siza Vieira, partner da PLMJ e antigo ministro da Economia, contrariou a ideia que a economia esteve estagnada nos últimos anos. “A nossa economia esteve tudo menos parada. Tivemos muitos choques. A economia é muito diferente do que era no início do século”.
Ainda assim, reconhece que, quanto ao tema salários, “não é possível subir salários sem subir produtividade e não é possível pagar salários europeus com preços de terceiro mundo“. Por isso, é necessário produzir produtos com preços mais elevados, mas “cobrar mais pelo que se faz implica ter uma capacidade de diferenciação maior no mercado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salário mínimo ajudou a tirar do mercado empresas zombie
{{ noCommentsLabel }}