Adaptar-se à mudança é a competência mais procurada nos empregados de mesa

Responsabilidade, adaptabilidade às mudanças, falar inglês e outros idiomas. Afinal, quais as competências mais valorizadas nos empregados de mesa?

O mercado de trabalho está em transformação e, à boleia, também as competências mais valorizadas nos trabalhadores estão em mudança. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, no caso dos empregados de mesa e bartenders, neste momento, é a capacidade de se adaptar às mudanças a competência mais procurada pelos empregadores europeus.

“No que diz respeito à ocupação de empregado de mesa ou bartender, a competência geral mais procurada é a adaptabilidade à mudança. A capacidade de trabalhar em equipa também é uma competência considerada importante, sendo destacada em quase todos os países da União Europeia (UE), exceto a Croácia”, sublinha o gabinete de estatísticas, numa nota divulgada esta manhã.

Outra competência valorizada pelos empregadores europeus é a proficiência em inglês, mostram os dados. “É um requisito é quase todos os países da União Europeia, exceto na Grécia”, salienta o Eurostat, que ressalva também que há países específicos, “como Portugal e Espanha“, onde saber falar outros idiomas além de inglês é particularmente relevante no currículo de um empregado de mesa ou bartender.

Outras competências altamente desejadas para estas ocupações incluem a responsabilidade e a boa gestão de tempo, destaca o Eurostat.

No caso português, as três competências mais valorizadas em empregados de mesa e bartenders em 2022 foram as mesmas que no ano anterior: dar assistência ao cliente, anotar pedidos de comida e bebida, e entregar menus.

A responsabilidade, a capacidade de se adaptar às mudanças e o trabalho em equipa aparecem nos lugares seguintes. E, pela primeira vez, estão também em destaque a capacidade de pensar proativamente, bem como de preparar bebidas quentes.

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