Inflação em Portugal abranda para 2,1% em fevereiro
Estimativa rápida do INE indica que a taxa de inflação em fevereiro abrandou 0,2 pontos percentuais face a janeiro, ficando nos 2,1%.
A taxa de inflação homóloga diminuiu para 2,1% em fevereiro, menos 0,2 pontos percentuais face a janeiro, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Naquele mês, a taxa de inflação tinha acelerado para 2,3%.
“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,1% em fevereiro de 2024, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, lê-se na publicação do gabinete de estatísticas português. Os dados definitivos serão publicados no próximo dia 12 de março.
De acordo com os dados preliminares do INE, o indicador de inflação subjacente — que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos — terá tido uma variação de 2,2%, que compara com 2,4% no mês precedente.
Em linha com o abrandamento está também o índice referente aos produtos alimentares não transformados, que em fevereiro terá diminuído para 0,8%, quando no mês anterior a variação homóloga tinha sido de 3,1%. O INE explica que esse abrandamento acontece “parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em fevereiro de 2023”, altura em que se registou uma variação mensal de 1,4%.
Os produtos energéticos registaram, porém, uma variação contrária, tendo aumentado para 4,3% (mais 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior).
O INE conclui que, comparativamente com o mês anterior, a variação média nos últimos 12 meses é estimada em 3,3%, um valor que compara com 3,8% no mês anterior.
(Notícia atualizada pela última vez às 11h29)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação em Portugal abranda para 2,1% em fevereiro
{{ noCommentsLabel }}