Hoje nas notícias: Eletricidade, médicos de família e raspadinhas

  • ECO
  • 1 Março 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O preço médio da eletricidade em fevereiro foi o mais baixo dos últimos três anos. O Ministério da Saúde projeta que a partir de 2026 haverá um excesso de médicos de família. Estas e outras notícias estão em destaque nos jornais nacionais esta sexta-feira.

Eletricidade teve em fevereiro o mês mais barato dos últimos três anos

Em fevereiro, o preço médio grossista da eletricidade no mercado ibérico (Mibel) foi de 39,8 euros por MWh (megawatt-hora), menos do que os 74 euros de janeiro. Foi o mês em que a eletricidade foi mais barata nos últimos três anos, tanto em Espanha como em Portugal. A queda do preço em fevereiro está ligada à maior produção eólica na Península Ibérica. Dados da REN revelam que, até 27 de fevereiro, Portugal registava uma produção eólica 14% superior à dos 31 dias de janeiro.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

A partir de 2026 haverá excesso de médicos de família

As projeções do Ministério da Saúde apontam para que Portugal tenha excesso de médicos de família a partir de 2026. O pico de aposentações vai registar-se em 2024, mas, depois de 2025, a situação começará a equilibrar-se, espera o atual Governo. Isto porque os médicos de família aposentados serão substituídos por jovens especialistas. Só em 2023 reformaram-se 423 médicos de família, um máximo desde 2018.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Portugueses apostaram quase 8,6 milhões por dia nos jogos da Santa Casa em 2023

Em 2023, os portugueses apostaram 3.136 milhões de euros nos jogos sociais geridos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Ou seja, gastaram, em média, 8,6 milhões de euros por dia. Este valor representa um subida de mais de 72 milhões face a 2022. Entre os jogos favoritos dos portugueses está a Raspadinha, com um volume de vendas de 1.836 milhões, mais 122 milhões que em 2022. Euromilhões e Placard também são dos mais populares, mas estão em queda desde 2021.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Grandes obras contratadas disparam 130% com PRR

As grandes obras públicas – acima de dez milhões de euros – contratadas em Portugal ultrapassaram os 1,5 mil milhões de euros no ano passado. Este valor representa um aumento de mais de 130% em comparação com os 660 milhões de 2022. Dados do portal Base revelam que só as três empreitadas para a expansão das redes dos metros de Lisboa e Porto, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), significaram mais de 770 milhões, metade do valor total dos 42 contratos celebrados para obras de grande dimensão.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Swissport e Aviapartner na shortlist para comprar a Portway

A venda da Portway, empresa de handling da ANA – Aeroportos de Portugal, já está na fase final, com duas propostas em cima da mesa. Na shortlist dos compradores está a Swisspor, que tem como acionista a Strategic Value Partners, assim como a Aviapartner, um dos principais fornecedores independentes de serviços de assistência. Os dois candidatos já entregaram as propostas vinculativas e, segundo revelou a Mergermarket, a Vinci, dona da ANA, tem de vender este negócio por razões regulamentares. O valor da operação não é conhecido.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Eletricidade, médicos de família e raspadinhas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião