AD e PS sobem em sondagem da Católica. Mas continuam separados por 5 pontos
A coligação de Montenegro mantém-se à frente do PS a poucos dias das eleições de acordo com a nova sondagem da Universidade Católica. 16% dos inquiridos afirmam estar indecisos.
A Aliança Democrática (AD) mantém-se à frente do PS em cinco pontos percentuais (27% contra 22%), de acordo com a intenção direta de votos da sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica para o Público, RTP e Antena 1, conhecida esta quinta-feira. O Chega perde um ponto percentual, mas mantém-se como a terceira força política com 13%. Já os indecisos representam 16% da sondagem.
Já a Iniciativa Liberal (IL) mantém-se nos 4%. O Bloco de Esquerda (BE) e CDU conseguem 3% das intenções de voto, com a coligação liderada por Paulo Raimundo a subir um ponto face à sondagem anterior de 28 de fevereiro. O Livre perde um ponto, para 2%, e o PAN mantém 1%. Segundo esta sondagem, 16% respondeu que “não sabe” – menos quatro pontos do que na última sondagem –, outros 3% afirmaram que não votariam e outros 3% não quiseram responder. “Outros, branco e nulo” reúnem 3%.
Neste barómetro, a AD deverá eleger entre 88 e 98 deputados para o Parlamento enquanto o PS deverá alcançar entre 70 a 80 mandatos, e o Chega entre 33 a 41. Já a IL e o BE devem ter até dez deputados e a CDU consegue entre quatro e seis deputados (elegeu seis deputados em 2022).
O Livre pode conseguir subir para entre dois a três deputados e o PAN poderá eleger até um deputado.
Na prática, nenhum dos partidos deverá eleger os 116 deputados necessários à formação de uma maioria absoluta. Contas feitas, um possível acordo entre AD e IL não chegaria para terem a maioria absoluta, apesar de ser mais elevado do que os votos contabilizados à esquerda.
Já considerando os indecisos neste barómetro, a AD continua seis pontos à frente do partido de Pedro Nuno Santos com 34% contra 28%, mas esquerda ultrapassa a direita (sem Chega). O partido de André Ventura assegura o terceiro lugar com 16% das intenções de voto, menos um ponto percentual do que na última semana.
Ficha Técnica:
Este inquérito foi realizado entre 28 de fevereiro e 5 de março deste ano. Das 2.405 pessoas inquiridas 45% são mulheres. Grande parte dos inquiridos é da região Norte (33%), 22% do Centro, 31% da Área Metropolitana de Lisboa, 7% do Alentejo, 4% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
AD e PS sobem em sondagem da Católica. Mas continuam separados por 5 pontos
{{ noCommentsLabel }}