Exclusivo Rui Gomes será o novo líder executivo da Groundforce

Menzies escolhe gestor português com experiência em multinacionais para liderar a companhia de "handling". Nova gestão aguarda homologação do plano de recuperação pelo tribunal.

Rui Gomes, vice-presidente Portugal da Menzies.

Rui Gomes será o novo líder executivo da Groundforce após a empresa britânica assumir o controlo da companhia portuguesa de serviços de assistência em escala. A equipa de gestão executiva vai integrar também Michael Stratman, que fica com o pelouro operacional.

O novo responsável ocupará formalmente o cargo de vice-presidente para Portugal, segundo informação prestado ao ECO pela Menzies. Segundo o seu perfil no LinkedIn, Rui Gomes ocupava anteriormente o cargo de chief operating officer da Samsic Facility, uma empresa francesa de serviços a empresas onde ingressou em janeiro de 2021. O mesmo ramo de atividade da dinamarquesa ISS, onde trabalhou durante 16 anos, chegando a country manager para Portugal. Com um mestrado em gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, foi ainda auditor na KPMG entre 2000 e 2005.

Michael Stratman regressa à Menzies para ser chief operating officer em Portugal, depois de ter sido operations manager da Easyjet handling em Espanha. Na primeira passagem pela Menzies, foi vice-presidente para Itália, vice-presidente de operações na América do Sul e Namíbia e diretor de operações em Espanha e França.

Michael Sratman, chief operating officer Portugal.

O chairman da Menzies, Hassan El-Houry, afirmou em entrevista ao ECO que a administração da Groundforce iria incluir dois quadros da Menzies International, que estarão sedeados em Portugal e que “vão trabalhar com a equipa de gestão para levar a empresa para os standards internacionais”. “A Groundforce é um diamante por polir. Fizemos duas contratações para polir o diamante”, disse o chairman do grupo.

As alterações só entrarão em vigor após a Menzies Aviation assumir a participação de 51,1% na Groundforce, o que já só depende da homologação final do plano de recuperação pelo tribunal. Hassan El-Houry espera ter a luz verde final no início de abril.

A responsabilidade pela gestão da Groundforce está, por ora, nas mãos dos administradores de insolvência, Bruno Costa Pereira e Pedro Pidwell. Foram eles, em conjunto com os principais credores, que incluem a TAP e a ANA – Aeroportos de Portugal, que selecionaram a Menzies Aviation, líder mundial no handling em número de países, como novo acionista.

A entrada da Menzies no capital colocará um ponto final no processo de insolvência da SPDH (a designação societária da Groundforce), declarada pelo tribunal em agosto de 2021. A insolvência foi pedida pela TAP, que além de acionista é também a maior cliente, em conflito com o empresário Alfredo Casimiro, que através da Pasogal detém 50,1% do capital.

O plano de insolvência da Groundforce foi aprovado em assembleia de credores no final de setembro, com 98,17% dos votos a favor. O plano prevê a recuperação da empresa através de um aumento de capital de 4,98 milhões, dos quais 2,5 milhões serão subscritos pela Menzies, que fica com 51,1% do capital.

A Menzies e a TAP comprometeram-se ainda a realizar suprimentos para reforçar os capitais próprios. O investidor britânico colocará até 10 milhões de euros adicionais e a companhia aérea 9,96 milhões, esta última através da conversão de créditos em capital.

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