DataLex é o novo programa de gestão de escritório gratuito para advogados da OA. Mas também há o iBase

Paralelamente, o Conselho Regional de Lisboa da OA celebrou um protocolo com uma outra empresa vendedora de um software de gestão de escritórios, denominado iBase.

A Ordem dos Advogados (OA) vai disponibilizar um programa de gestão de escritório, o dataLex, com uma versão base gratuita, a todos os advogados. Este programa terá diversas funcionalidades e possibilitará a todos os profissionais uma gestão mais eficiente de clientes, processos, tempos de trabalho, notas de honorários, entre outros aspetos.

“Após a realização de procedimento de contratação, com observância das normas do Código dos Contratos Públicos, foi adjudicada a proposta referente ao programa denominado dataLex, apresentada pela sociedade Datalex – Legal Tech Solutions, Lda“, explica a OA em comunicado.

Paralelamente, também o Conselho Regional de Lisboa da OA celebrou um protocolo com uma outra empresa vendedora de um software de gestão de escritórios, denominado iBase. Este programa pode ser adquirido numa “versão light” a um preço inferior à do seu preço habitual.

Em comunicado, devido à “confusão entre colegas”, o Conselho Geral da OA sublinhou que os dois programas são diferentes, sendo o dataLex gratuito ao contrário do iBase. “Todos os advogados pagam o mesmo valor de quotas, todos desempenham um serviço público essencial e todos são fundamentais para a boa administração da Justiça, pelo que é absolutamente crucial que sejam tratados de forma idêntica em todo o território nacional, pela sua própria Ordem, sendo apenas admissível que exista uma discriminação positiva no sentido de ajudar, compensando aqueles que dispõem de menos recursos, num espírito de colaboração e solidariedade que cultivamos e sempre cultivaremos”, lê-se.

O Conselho Geral deixou ainda um apelo à “unidade” e “colaboração” de todos os órgãos da Ordem dos Advogados. “Enquanto avançamos, é essencial que mantenhamos os interesses coletivos acima das estratégias individuais ou regionais, que possam fragmentar ou enfraquecer a nossa profissão e a instituição“, referem.

Assim, deixam a livre escolha para os advogados: “é este o esclarecimento que cumpre realizar, deixando ao critério dos ilustres colegas a livre escolha pela opção que melhor vos aprouver”.

A OA avançou ainda que no próximo ano irão disponibilizar acesso a uma agenda jurídica gratuita, “eliminando desigualdades injustificáveis que até aqui se verificavam”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DataLex é o novo programa de gestão de escritório gratuito para advogados da OA. Mas também há o iBase

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião