Tarifa social de gás natural vai manter desconto de 31,2% em 2024

Despacho assinado pela secretária de Estado da Energia antecipa submissão da proposta de tarifas de gás natural para o período entre outubro de 2024 e setembro de 2025 por parte da ERSE.

O desconto a aplicar a partir de 1 de outubro de 2024 nas tarifas de acesso às redes de gás natural continuará a ser de 31,2% sobre as tarifas transitórias de venda a clientes finais de gás natural, excluído o IVA, demais impostos, contribuições, taxas e juros de mora que sejam aplicáveis.

A decisão consta de um despacho assinado pela ainda secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, publicado em Diário da República esta terça-feira, que a governante assinala ser “urgente e inadiável”, uma vez que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos deverá submeter até 31 de março a proposta de tarifas de gás natural para o período entre outubro de 2024 e setembro de 2025.

“A tarifa social de fornecimento de gás natural (…) é um mecanismo de proteção de consumidores economicamente vulneráveis e de combate à pobreza energética, traduzindo-se num importante instrumento de política pública e de justiça social, garantindo o acesso a este serviço essencial com menor esforço financeiro e maior estabilidade tarifária para este universo de consumidores”, sublinha.

No mesmo diploma, a governante assinala ainda que a operacionalização desta medida consiste na aplicação automática de um desconto na tarifa de acesso às redes de gás em baixa pressão, o que “permite aumentar o seu alcance, assegurando a sua aplicabilidade independentemente da intervenção dos seus beneficiários”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifa social de gás natural vai manter desconto de 31,2% em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião