5 coisas que vão marcar o dia

Dia marcado pela política nacional, com o Parlamento a retomar os trabalhos para tentar eleger um presidente da Assembleia e o Presidente da República a voltar-se para a crise da Madeira.

A política volta a marcar o dia, com o Parlamento a tentar desatar o nó da eleição de um presidente da Assembleia da República, a segunda maior figura do Estado. Entretanto, o Presidente da República debruça-se sobre a crise na Madeira. No plano dos dados económicos, o Banco de Portugal pinta o retrato da banca nacional e o Instituto Nacional de Estatística mede o pulso à confiança dos consumidores.

Deputados tentam eleger presidente da Assembleia

O primeiro plenário da XVI Legislatura vai ficar para a história por causa do impasse gerado em torno da eleição de um presidente da Assembleia da República. Na primeira votação, esperava-se a eleição de José Pedro Aguiar-Branco pelo PSD e Chega, mas o social-democrata não conseguiu os 116 votos a favor necessários. Seguiu-se uma segunda tentativa, com três candidatos, incluindo Manuela Tender pelo Chega e Francisco Assis pelo PS. Este último até obteve mais votos do que Aguiar-Branco, mas falhou a eleição na segunda volta. O impasse está instalado no Parlamento. Os trabalhos vão ser retomados esta quarta-feira ao meio-dia.

Marcelo volta-se para a crise na Madeira

O Presidente da República vai dedicar o dia à crise política na Madeira. Primeiro, Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir os partidos, a começar pelo Bloco de Esquerda às 10h, terminando com o PSD às 15h. Ao final da tarde, pelas 18h, o Presidente reúne o Conselho de Estado. Estas diligências decorrem no primeiro dia em que Marcelo readquire o poder de dissolver a Assembleia Legislativa da Madeira, depois de o presidente reeleito do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, ter sido alvo de buscas que precipitaram o fim do acordo com o PAN que suportava o Governo regional. Espera-se, por isso, que o Chefe de Estado convoque eleições na Madeira.

Última conferência de imprensa deste Governo

O Governo cessante, chefiado por António Costa, realiza hoje uma última conferência de imprensa antes de entregar o testemunho ao primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro. Na segunda-feira, o Executivo reuniu num Conselho de Ministros extraordinário, presidido pelo Presidente da República, que foi precedido de declarações de Costa e Marcelo Rebelo de Sousa sem direito a perguntas dos jornalistas.

INE mede confiança dos consumidores

O Instituto Nacional de Estatística (INE) faz hoje uma nova avaliação da confiança dos consumidores. Os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, referentes a março, serão publicados às 9h30 e permitirão saber como evoluiu o indicador de confiança, depois de ter aumentado entre dezembro e fevereiro. Por sua vez, o clima económico diminuiu, depois de ter aumentado entre novembro e janeiro.

Banco de Portugal faz retrato da banca em 2023

Num ano marcado por lucros expressivos, impulsionados pela subida das taxas de juro, o Banco de Portugal publica hoje o relatório sobre o sistema bancário português relativo ao quarto trimestre. O documento deverá conter dados sobre a rendibilidade dos bancos, indicadores de qualidade dos ativos e níveis de solvabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião