Teresa Morais, Marco Perestrello, Pacheco de Amorim e Rodrigo Saraiva eleitos vice-presidentes da AR

Deputados aprovaram Teresa Morais (PSD) , Marco Perestrello (PS), Diogo Pacheco de Amorim (Chega) e Rodrigo Saraiva (Iniciativa Liberal) para vice-presidentes da Assembleia da República.

Os deputados aprovaram esta quinta-feira Teresa Morais (PSD), Marco Perestrello (PS), Diogo Pacheco de Amorim (Chega) e Rodrigo Saraiva (Iniciativa Liberal) para vice-presidentes da Assembleia da República.

A deputada Teresa Morais, indicada pela bancada social-democrata, foi eleita com 140 votos a favor, 86 em branco e 1 nulo. Já o deputado Marco Perestrello, indicado pelos socialistas, foi eleito com 169 votos a favor, 57 em branco e 1 nulo.

Por sua vez, o deputado Diogo Pacheco de Amorim, indicado pelo Chega, foi eleito com 129 votos a favor, 97 em branco e 1 nulo. Em declarações aos jornalistas no rescaldo da decisão, o deputado disse estar “satisfeito” com a eleição e garantiu que subscreve “por inteiro” o discurso do novo presidente da AR, sublinhando que a sua “atuação será pautada por essas palavras”. Pacheco de Amorim falhou a eleição na legislatura passada. “Foi reposta uma situação que há dois anos foi distorcida e agora está a funcionar como deve ser”, acrescentou, recusando qualquer “ajuste de contas”.

De notar que o PSD tinha garantido que ia manter a “palavra” e viabilizar o nome proposto pelo partido liderado por André Ventura, apesar do impasse assistido na noite passada para eleger o presidente da AR, que levou a que Aguiar-Branco apenas fosse eleito à quarta tentativa.

Por fim, Rodrigo Saraiva, indicado pelos liberais, foi eleito com 144 votos a favor, 89 votos brancos e 1 nulo. “Esse era o nosso desejo“, disse o deputado, poucos minutos depois de ter sido eleito como um dos vice-presidentes da AR. “Nos últimos anos sentimos um ambiente de degradação das instituições e era preciso dar um sinal de normalidade democrática”, afirmou, notando ainda que há “um Parlamento cada vez mais plural”, mas que “é deste quadro parlamentar que têm que sair soluções”.

De acordo com o regimento da Assembleia da República, os quatro vice-presidentes e restantes secretários e subsecretários da Mesa têm que ser propostos pelos quatro maiores partidos. Neste âmbito, foram eleitos Jorge Oliveira (PSD), Maria Rocha (PSD), Joana de Lima (PS) e Gabriel Mithá Ribeiro (Chega) para secretários de Mesa e Sandra Pereira (PSD), Susana Correia (PS), Palmira da Costa (PS) e Filipe Melo (Chega) para vice-secretários.

Depois de três tentativas falhadas, PSD e PS chegaram esta quinta-feira a acordo e José Aguiar-Branco foi finalmente eleito presidente da Assembleia da República com 160 votos a favor. Os dois maiores partidos encontraram uma solução para dividir a presidência, sendo que Aguiar-Branco ficará por dois anos e o PS irá escolher o nome para os restantes dois.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h44)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teresa Morais, Marco Perestrello, Pacheco de Amorim e Rodrigo Saraiva eleitos vice-presidentes da AR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião