Coimbra avança com candidatura para comprar 30 autocarros elétricos por 13 milhões

  • Lusa
  • 15 Abril 2024

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra pretendem comprar 14 autocarros elétricos ‘standard’ (com cerca de 12 metros de comprimento) e 16 autocarros elétricos ‘midi’.

A Câmara de Coimbra aprovou esta segunda-feira uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a compra de 30 autocarros elétricos novos, num investimento global de 13 milhões de euros (ME). A proposta, aprovada por unanimidade, prevê um investimento global de 13 milhões euros, com cerca de cinco milhões de euros suportados pela Câmara de Coimbra e o restante pelo PRR, refere o documento que a agência Lusa consultou.

Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) pretendem comprar 14 autocarros elétricos ‘standard’ (com cerca de 12 metros de comprimento) e 16 autocarros elétricos ‘midi’ (com cerca de nove metros de comprimento).

Segundo a proposta que foi aprovada esta segunda-feira em reunião do executivo, as 30 viaturas elétricas “destinam-se à renovação da frota, permitindo a substituição de igual número de autocarros com motores de combustão a gasóleo, com idades superiores a 20 anos, contribuindo para a redução significativa da idade média da frota, diminuindo os custos da operação e sobretudo contribuindo para a descarbonização da frota”.

De recordar que a Câmara Municipal de Coimbra apresentou em 2023 um Plano de Renovação da Frota, cuja idade média se situa nos 15,8 anos, tendo provocado no passado supressão de serviços face a avarias de autocarros dos SMTUC. Para além da compra de autocarros, a candidatura prevê ainda a instalação de 17 novos carregadores para as viaturas e ampliação da capacidade energética dos postos de transformação.

De acordo com o documento, é prevista submissão de candidatura ao PRR até 2 de maio. Os SMTUC contam, neste momento, com uma frota de 118 autocarros (médios e ‘standard’), tendo atualmente 46 viaturas elétricas.

Na discussão da proposta, a vereadora do PS Regina Bento questionou a possibilidade de serem adquiridos autocarros movidos a hidrogénio, com o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, a admitir que “não está no horizonte” avançar com qualquer candidatura para a compra de veículos desse tipo. “A tecnologia deve evoluir mais um pouco”, justificou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coimbra avança com candidatura para comprar 30 autocarros elétricos por 13 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião