5 coisas que vão marcar o dia

Mais de uma centena de monumentos com entrada gratuita. Acionistas da Jerónimo Martins e da Mota-Engil reúnem-se nas respetivas assembleias gerais. Motoristas e estafetas ouvidos no Parlamento.

É um bom dia para visitar monumentos: há mais de uma centena deles de portas abertas e abaixo explicamos porquê. Prosseguem as assembleias gerais de empresas do PSI, hoje da Jerónimo Martins e da Mota-Engil. No Parlamento, serão ouvidos os motoristas e estafetas das plataformas. Saiba algumas das coisas que irão marcar esta quinta-feira.

Realizam-se as assembleias gerais da Jerónimo Martins e Mota-Engil

Os acionistas da Jerónimo Martins reúnem-se para deliberar sobre as contas de 2023, avaliar a administração e votar uma alteração aos estatutos para possibilitar a transferência de recursos para a nova Fundação do grupo que detém o Pingo Doce. Também é hoje que se realiza a assembleia geral anual da Mota-Engil que, na ordem de trabalhos, contempla a eleição dos membros da administração e da Comissão de Vencimentos para um novo mandato até 2026.

Motoristas e estafetas das plataformas no Parlamento

O plenário desta quinta-feira à tarde vai discutir a situação dos motoristas e estafetas das plataformas, como a Uber e a Bolt, mas também a Uber Eats e a Glovo. A iniciativa partiu do Bloco de Esquerda. No requerimento, o partido cita alguns destes trabalhadores que se queixam de que “o pagamento de 40 ou 50 cêntimos ao quilómetro não é minimamente suficiente para assegurar uma remuneração digna”. Na parte da manhã, o partido promove uma audição pública com trabalhadores destas plataformas.

Bankinter apresenta resultados do primeiro trimestre

O espanhol Bankinter apresenta esta manhã os resultados do primeiro trimestre. No ano passado, nos três meses até março, o negócio em Portugal contribuiu com 43 milhões de euros para os lucros de 184,8 milhões do grupo no mesmo período. No ano completo de 2023, o resultado líquido do grupo Bankinter subiu 51% face a 2022 e atingiu 885 milhões, dos quais 166 milhões tiveram origem na subsidiária portuguesa.

Termina a reunião do Conselho Europeu em Bruxelas

Os líderes europeus concluem hoje a reunião de dois dias do Conselho Europeu. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, representa Portugal num encontro que visa discutir questões relacionadas com o mercado interno e a competitividade, mas também as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente. Está prevista uma conferência de imprensa com jornalistas portugueses.

Mais de uma centena de monumentos de portas abertas

É um bom dia para quem gosta de visitar monumentos. Assinala-se hoje, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o que significa que mais de uma centena de monumentos sob gestão do instituto público do Património Cultural terão entrada gratuita e horários alargados. A edição deste ano da iniciativa tem como tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião