Afinal, primeira reunião da Concertação Social será só na próxima semana

Primeira reunião da Concertação Social estará agora marcada para terça-feira, dia 7 de maio, e contará com presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Afinal, a primeira reunião do novo Governo com as confederações patronais e com as centrais sindicais acontecerá só na próxima semana, no dia 7 de maio. A ministra do Trabalho tinha indicado que a primeira reunião da Concertação Social aconteceria esta sexta-feira, dia 3 de maio, mas o encontro foi adiado.

“O Governo vai retomar o diálogo com a Concertação Social, que foi negligenciado no passado. Impõe-se que o deixe de ser”, garantiu Maria do Rosário Ramalho, num debate parlamentar sobre o trabalho nas plataformas digitais em meados de abril.

Nessa altura, a governante apontou para 3 de maio a primeira reunião com os parceiros sociais, mas a agenda do Conselho Económico e Social (CES) indica que o encontro será, afinal, a 7 de maio, pelas 15h00.

De acordo com as fontes ligadas a esse encontro ouvidas pelo ECO, o adiamento estará ligado a questões de agenda, já que a reunião contará não só com a ministra do Trabalho, mas também com dois outros ministros e com o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Em funções há um mês, o novo Governo já fez saber que quer levar à Concertação Social dois dos dossiers mais fortes do Executivo de António Costa: o acordo de rendimentos — o novo Governo quer lançar as bases para um novo entendimento –, e a lei laboral – o novo Governo quer revisitar as dezenas de mudanças que foram feitas na primavera do ano passado, nomeadamente a regulação do trabalho nas plataformas digitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, primeira reunião da Concertação Social será só na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião