Pedro Borges de Oliveira compra Ramada Aços por 70 milhões de euros

Ramada Investimentos vende subsidiária do aço ao acionista Pedro Borges de Oliveira. Negócio com sociedade 1 Thing, que em janeiro superou a fasquia dos 10% na Greenvolt, deve ser fechado até junho.

A Ramada Investimentos chegou a acordo com a 1Thing Investments, detida por Pedro Borges de Oliveira, para a venda da Ramada Aços e das subsidiárias que controla direta e indiretamente: Universal – Afir, Planfuro Global, Ramada Solar e Blau Stahl.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no domingo à noite, a Ramada Investimentos e Indústria adianta que o negócio foi assinado a 10 de maio e representa um encaixe líquido de custos de transação de cerca de 70 milhões de euros, “incluindo uma distribuição a realizar antes da transação”.

“A transação tem implícita um múltiplo de Enterprise Value/EBITDA próximo de 7,4x, considerando o EBITDA relativo ao exercício de 2023”, realça a empresa na mesma nota. A concretização do negócio poderá estar sujeita a notificação prévia à Autoridade da Concorrência, assinala, estimando que a conclusão ocorra ainda durante o primeiro semestre deste ano.

A sociedade 1 Thing, que em janeiro superou a fasquia dos 10% na Greenvolt, após reforçar a participação em 3%, já tinha uma participação qualificada correspondente a 10,004% do capital social e dos direitos de voto da Ramada Investimentos. O presidente do Conselho de Administração, Pedro Borges de Oliveira, é simultaneamente administrador da Ramada Investimentos e da Ramada Aços.

“Por essa razão, a deliberação do Conselho de Administração da Ramada Investimentos de alienação da Ramada Aços à 1 Thing observou os termos do disposto no número 2 do artigo 397.º do Código das Sociedades Comerciais, no número 2 do artigo 29.º-S do Código dos Valores Mobiliários e, bem assim, no Regulamento sobre Transações com Partes Relacionadas e Conflitos de Interesses em vigor na sociedade, tendo merecido o parecer prévio favorável do Conselho Fiscal“, salvaguarda no comunicado à CMVM.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Borges de Oliveira compra Ramada Aços por 70 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião