Da Bosch à HP. Estes são os “locais de trabalho mais saudáveis” em Portugal
Que empresas têm os locais de trabalho mais saudáveis? A Ordem dos Psicólogos acaba de selecionar os vencedores, entre as grandes, médias e pequenas organizações. Bosch e HP entre empresas premiadas.
Já estão escolhidos os locais de trabalho mais saudáveis em Portugal. Este ano, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) decidiu distinguir a Bosch Security Systems, na categoria dedicada às grandes organizações, a HP Portugal entre as médias empresas, e a Associação Desportiva e Recreativa – Centro Cultural e Social da Quinta de São Pedro entre as micro e pequenas organizações.
“O objetivo é reconhecer e distinguir as organizações portuguesas que contribuam para o bem-estar e a saúde (física e psicológica) no local de trabalho“, explica a Ordem, que adianta que, nesta edição do prémio, foram mais de 100 as organizações (nacionais e internacionais) que se candidataram.
Entre as grandes empresas, a Bosch é a vencedora, sendo os dois restantes lugares do pódio ocupado pela Câmara de Cascais (em segundo lugar) e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (em terceiro lugar).
Já no que diz respeito às médias empresas, a HP aparece à cabeça, seguindo-se a ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, que conseguiu o segundo lugar, e o InterContinental Lisbon, que ficou em terceiro lugar.
Quanto às micro e pequenas organizações, a medalha de ouro vai para o Centro Cultural e Social da Quinta de São Pedro, a de prata para a Casa Maior – Residências Geriátricas e a de bronze para a Besturban Real Estate Advisors.
Por outro lado, as organizações que atingiram 60% ou mais da pontuação possível, atribuída na checklist de boas práticas no local de trabalho, e que cumpriram os requisitos, são agora distinguidas com um Selo Healthy Workplace – Local de Trabalho Saudável (nível I, II ou III).
No nível I, estão empresas como a AstraZeneca Produtos Farmacêuticos, a Critical Software, o El Corte Inglés, a PHC Software, a REN, a Vieira de Almeida e a Volkswagen Group Services Portugal.
Já no nível II, aparecem, nomeadamente, a Câmara de Lisboa, a Glovo e o Montepio Serviços, ACE. Em comparação, do nível III, constam, por exemplo, a Ascendi, a Siemens, a Jerónimo Martins e a Goldenenergy.
O bastonário da OPP sublinha que “cada vez mais o bem-estar no local de trabalho é uma preocupação das pessoas, e as organizações não podem fechar os olhos a isso”.
Os prémios foram entregues esta quarta-feira no salão nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Da Bosch à HP. Estes são os “locais de trabalho mais saudáveis” em Portugal
{{ noCommentsLabel }}