PIB da OCDE expandiu 0,4% no primeiro trimestre. Portugal teve sétimo maior crescimento
Portugal esteve em destaque na comparação em cadeia, mas na homóloga cresceu menos que o total dos 30 países de OCDE.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos 30 países da OCDE registou um crescimento de 0,4 % no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, anunciou esta quinta-feira a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
O crescimento da economia portuguesa entre janeiro e março superou este ritmo, com uma expansão de 0,74% face ao último trimestre de 2024. Em cadeia, o crescimento nos últimos três meses de 2023 tinha sido de 0,72%.
“Embora a taxa de crescimento do PIB para a OCDE como um todo tenha mudado pouco no primeiro trimestre de 2024, as economias de três quartos dos países da OCDE para os quais existem dados disponíveis tiveram um desempenho melhor do que no quarto trimestre de 2023“, referiu a organização internacional, em comunicado.
Entre os países do G7, o crescimento recuperou no Reino Unido e na Alemanha, com o PIB a aumentar 0,6% e 0,2% no primeiro trimestre, respetivamente, após contrações de 0,3% e 0,5% no quarto do ano passado.
No Reino Unido, a recuperação foi impulsionada principalmente por uma diminuição das importações de bens, enquanto na Alemanha foi pelos aumentos no investimento na construção e nas exportações”, explicou a OCDE.
Na Zona Euro, o crescimento atingiu 0,3% no primeiro trimestre, após uma contração de 0,1% no trimestre anterior, adiantou.
Crescimento homólogo mantém ritmo
“Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB na área da OCDE cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2024, semelhante às taxas de crescimento observadas durante 2023″, referiu a OCDE.
Os dados da OCDE revelam que na comparação homóloga o crescimento da economia portuguesa no primeiro trimestre, de 1,35%, foi ligeiramente menor do que o dos 30 países da OCDE.
Entre as economias do G7, os Estados Unidos registaram o maior crescimento nos últimos quatro trimestres (3,0%), enquanto o Japão registou a maior queda (-0,4%).
(Notícia atualizada às 11h03)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB da OCDE expandiu 0,4% no primeiro trimestre. Portugal teve sétimo maior crescimento
{{ noCommentsLabel }}