BRANDS' ECO ACA Innovation Challenge: Candidaturas até 9 de junho
As candidaturas para a 2ª edição do ACA Innovation Challenge estão a decorrer até dia 9 de junho, com um valor em prémios de 20 mil euros.
A inovação do grupo ACA promove a 2º edição do ACA Innovation Challenge. Trata-se de um concurso de inovação aberta direcionado para empreendedores, visionários, líderes, estudantes e investigadores, com ideias e soluções que contribuam para estimular a inovação no setor AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).
O ACA Innovation Challenge desafia a inovação no setor da construção, focado em quatro áreas relevantes: (1) automatização da frente de obra; (2) processos construtivos e inovadores; (3) produtos, materiais e equipamentos sustentáveis; e (4) digitalização na construção.
Este ano, o concurso organizado pelo grupo ACA, um dos principais players do setor da construção, apresenta dois desafios – o “Early-Stage Innovation” e o “Open Innovation”. O primeiro é um desafio para ideias com níveis de maturidade tecnológica baixos, que necessitem de ser desenvolvidas, testadas e/ou implementadas, já o segundo para ideias com um nível de maturidade tecnológico elevado, já demonstradas, testadas ou implementadas em contexto real.
O prémio para o “Early-Stage Innovation” é de 2.500 euros, já o vencedor do “Open Innovation” ganhará 15 mil euros e, ainda, a possibilidade de receber a distinção BfK Awards, atribuída pela ANI, no valor de 2.500 euros. Além dos prémios, este concurso oferece, ainda, a oportunidade a todos os concorrentes de terem apoio à escalabilidade da sua ideia ou negócio, de fazerem networking com os principais players do setor e de obterem investimentos ou participações nos seus negócios.
Para cada um dos desafios a concorrer haverá seis jurados. António Bob Santos, da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia; Bento Aires, da Ordem dos Engenheiros; Fernando Graça, da Startup Portugal; Hélder Pinto, do grupo ACA; Joana Resende, da UPTEC; e Pedro Arezes, do MIT e da Universidade do Minho, são os jurados do desafio “Early-Stage Innovation”. Já para o “Open Innovation”, os jurados serão Diogo Vieira da Silva, da Porto Business School; Fernando Frias, do grupo ACA; Luís Ferreira, da ANI – Agência Nacional de Investigação; Ricardo Costa, da AE Minho; Rui Coutinho, da Nova SBE; e Diogo Carneiro, da Deloitte Portugal.
Na primeira edição, que trabalhou 81 candidaturas, o concurso estava divido em três categorias – a Innovation Student, a Innovation Software, e a Open Innovation. A Innovation Student teve três finalistas, mas o projeto vencedor foi o T-USE – Tijolo Sustentável, criado por uma equipa de alunas do 1º ano de engenharia e gestão industrial da Universidade do Minho, que tinha como objetivo criar um tijolo de revestimento ecológico e sustentável.
Já na categoria Innovation Software, que teve quatro finalistas, venceu o projeto Protrack – Sensorização de equipamentos em obra, que se tratava de um sensor sem fios, com um acelerómetro e um processador que tem codificado um algoritmo que deteta quando o equipamento está a ser utilizado, monitorizando os períodos de utilização.
Por fim, na categoria Open Innovation, também presente nesta segunda edição, houve cinco finalistas, mas o projeto vencedor foi o B-Face – Sistema Modular Pressurizado, que se trata de um sistema de fachada modular inovador de revestimento das fachadas dos edifícios, construído a partir de chapa perfilada em metal nobre, que pode ser aplicado, tanto em zonas opacas (betão, tijolo, etc), como em zonas de visão (envidraçados, janelas, etc).
Tal como na edição anterior, o objetivo desta segunda edição é procurar uma construção mais inovadora, inteligente e sustentável, conhecer abordagens inovadoras e novas tecnologias, e, ainda, entender como estas poderão ser aplicadas ao ambiente construído, seja durante a construção ou ao longo do ciclo de vida dos edifícios e infraestruturas.
A avaliação das candidaturas decorrerá até ao dia 3 de julho. Haverá, depois, um pitch dos finalistas, nos dias 15 e 16 de julho, e o anúncio dos vencedores será feito até ao dia 30 de setembro.
Os interessados em participar no concurso, devem fazer a sua candidatura aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ACA Innovation Challenge: Candidaturas até 9 de junho
{{ noCommentsLabel }}