Ex-presidente Sarkozy alerta que eleições podem atirar França para o caos

  • ECO
  • 16 Junho 2024

Nicolas Sarkozy, conservador que esteve no poder entre 2007 e 2012 e continua a ser uma figura importante, disse que o caos desencadeado pela dissolução da assembleia pode ser difícil de ultrapassar.

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy alertou no domingo para o facto de a inesperada decisão do presidente Emmanuel Macron de dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições legislativas antecipadas poder mergulhar o país no caos.

Macron convocou a votação antecipada, que terá lugar em duas voltas, a 30 de junho e 7 de julho, depois de a sua aliança centrista ter sido derrotada pelo Rassemblement Nacional (RN), de extrema-direita, nas eleições para o Parlamento Europeu do passado domingo.

Sarkozy, antigo presidente conservador que esteve no poder entre 2007 e 2012 e continua a ser uma figura política importante, disse que o caos desencadeado pela dissolução da assembleia pode ser difícil de ultrapassar, de acordo com uma notícia do Journal du Dimanche, citada pela Reuters.

Dar a palavra ao povo francês para justificar a dissolução é um argumento curioso, uma vez que foi precisamente isso que mais de 25 milhões de franceses acabaram de fazer nas urnas”, afirmou Sarkozy, que mantém relações de amizade com Macron, referindo-se às eleições europeias de 9 de junho.

“O risco é grande de confirmarem a sua raiva em vez de a inverterem”, afirmou. Uma sondagem realizada no sábado parece corroborar as suas preocupações.

A sondagem OpinionWay-Vae Solis, realizada para Les Echos e Radio Classique, mostra que o RN lideraria a primeira volta das eleições legislativas com 33% dos votos, à frente da Frente Popular, a aliança de partidos de esquerda, com 25%. O campo centrista de Macron tinha 20%.

Milhares de pessoas marcharam em Paris e em cidades de toda a França no sábado para protestar contra a extrema-direita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-presidente Sarkozy alerta que eleições podem atirar França para o caos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião